Bill Gates vai investir 5 mil milhões de dólares em África

Bill Gates vai investir 5 mil milhões de dólares em África

O empresário e filantropo americano considera que o caminho a seguir para o desenvolvimento no continente africano é investir em jovens inovadores, que serão os impulsionadores do progresso na região.

A Fundação Bill & Melinda Gates, coordenada pelo cofundador da Microsoft, Bill Gates, e pela sua mulher, Melinda Gates, anunciou um investimento de 5 mil milhões de dólares (cerca de 4,5 mil milhões de euros) em África nos próximos cinco anos. A entidade investiu, nos últimos 15 anos, 9 mil milhões de dólares (8 mil milhões de euros) no continente.

Bill Gates, na África do Sul para participar numa conferência global sobre VIH/SIDA, declarou que a chave para o desenvolvimento africano está em investir em jovens inovadores, que são quem vai impulsionar o progresso do continente. O filantropo, que falava numa palestra na Fundação Nelson Mandela, em Pretória, afirmou que África tem de eliminar a má nutrição, melhorar o acesso à educação e a oportunidades económicas. Advertiu que, se o mundo não encontrar formas mais criativas de tornar o tratamento e a prevenção de VIH mais acessíveis, “as vitórias conquistadas na África subsaariana nos últimos 15 anos podem ser revertidas”, dado que se mantêm as altas taxas de natalidade. E referiu que África é o continente mais jovem do globo em termos de demografia: “em 2050, 40% das crianças do mundo vão viver neste continente”.

20-07-2016 


Portal da Liderança