O Google, omnipresente no dia a dia de milhares de milhões de pessoas em todo o mundo, ocupa posições de liderança na pesquisa online, nos mapas e outros serviços. E o Bing parece não ter ganhado tração, mesmo após o lançamento, em fevereiro de 2023, da mais recente versão com base em inteligência artificial. O novo Bing é o resultado do investimento de 10 mil milhões de dólares por parte da Microsoft na OpenAI no início do ano, o que permite ao gigante tecnológico incorporar o popular ChatGPT-4 nos vários produtos e serviços.
Em “Outros”, a maior quota de mercado global de motores de busca pertence ao Naver (0,48%), da Coreia do Sul e que é semelhante ao Google, uma vez que tem serviços online como pesquisa, vídeo ou pagamentos móveis.
Os dados analisados vão até junho de 2023, em todas as plataformas (computador, telemóvel e tablet); não incluem a China (onde estão proibidos o Google e outras empresas de tecnologia americanas), ou a Rússia (onde o Google cessou operações).
Fontes: Visual Capitalist/Similarweb
19-09-2023
Portal da Liderança