NATO: gastos com defesa

NATO: gastos com defesa
1 minuto de leitura


A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN, ou NATO na sigla em inglês) é uma aliança política e militar cujo principal objetivo é facilitar a cooperação entre os países-membros, garantindo a defesa e segurança mútuas. Este gráfico detalha as despesas de defesa esperadas dos membros da NATO em 2023, com dados da organização baseados em preços e taxas de câmbio correntes.

A NATO define despesas de defesa como pagamentos feitos por um Governo nacional (excluindo autoridades regionais, locais e municipais) especificamente para cumprir as necessidades das suas forças armadas. E exige que os membros gastem pelo menos 2% do seu PIB na defesa.

Uma componente importante das despesas de defesa inclui pagamentos ao pessoal ativo das forças armadas, bem como aos reformados. As despesas com o armazenamento de reservas de equipamento ou fornecimento militares também estão incluídas. Além disso, abrange despesas com operações de manutenção da paz e humanitárias, bem como a destruição de armas.

Os EUA são de longe o maior contribuinte para o orçamento da NATO. Em 2023 o país foi responsável por 860 mil milhões de dólares gastos pela organização, o que representa 68% do total. Este montante é mais de 10 vezes superior ao do país a seguir, a Alemanha.

Fontes: Visual Capitalist/NATO

14-03-2024


Portal da Liderança