Prata – precisa-se

Prata – precisa-se
1 minuto de leitura


A procura de prata continua a aumentar, impulsionada por tecnologias como a energia solar e a inteligência artificial (IA). Só em 2023, o mercado da prata registou um défice de 15% na oferta.

De acordo com a canadiana Sprott, a prata só perde para o petróleo como uma das commodities mais utilizadas, com mais de 10.000 aplicações. Este metal é um componente-chave nas células fotovoltaicas: um painel solar médio requer 20 gramas de prata. Os veículos elétricos utilizam entre 25 e 50 gramas. E é essencial para semicondutores, controlos, sensores ou tecnologia no transporte habilitado para IA. É também fundamental em IA na saúde (como nanopartículas de prata condutoras em adesivos eletrónicos para a pele).

Apesar da sua importância, o declínio do teor da prata e o esgotamento das reservas nas minas existentes estão a reduzir a produção. A indústria também sofre com a falta de investimento em minas primárias. Mais de 70% da prata é extraída como subproduto do ouro, cobre e outros metais. A produção está concentrada em três países – México, Peru e China – que, juntos, representam metade da produção global.

Fontes: Visual Capitalist / “World Silver Survey 2024”, Silver Institute / “Reasons to Own Silver”, Sprott

26-11-2024


Portal da Liderança