O Líder 8 (am) to 8 (pm) e o problema da omnipresença do Líder - Camilo Lourenço

O Líder 8 (am) to 8 (pm) e o problema da omnipresença do Líder - Camilo Lourenço

Na semana passada falámos aqui no “approach” que devemos adoptar durante as férias. Porque o verão é uma boa altura para questionar o que fizemos durante o resto do ano e, eventualmente, para mudar comportamentos.

Hoje vamos analisar a delegação de competências. Conhece aqueles líderes que chegam à empresa às 8h da manhã e só de lá saem às 8h da noite? Não, não falo daquelas situações de crise, em que precisamos de apagar fogos que irrompem por todos os lados; refiro-me a situações normais.

O que faz um Líder que passa doze horas na empresa (fora o tempo que passa a pensar nos problemas quando chega a casa…)? Resposta: não é Líder; não exerce Liderança. Quem passa tanto tempo na empresa só pode estar a fazer uma coisa: meter o nariz em todos os departamentos, tomando decisões que deviam ser tomadas por outras pessoas, nomeadamente pelos quadros intermédios.

Que tipo de visão estratégica pode ter um Líder assoberbado com a gestão operacional? E como é que, ocupando-se de assuntos do dia-a-dia, se apercebe do que não está bem e do que precisa de atenção?

Este problema, o da omnipresença do Líder, é mais comum do que pensamos. Particularmente em Portugal. Ele pode ocorrer por várias razões: insegurança do Líder (se eu não estiver a par de tudo o que se passa, as coisas vão correr mal); complexo de poder (eles precisam de saber quem é que manda); complexo da perfeição (eu faço melhor e mais rápido do que eles), etc.

Podíamos analisar aqui todas estas situações. Mas vamos guardar uma análise detalhada destes problemas para outro artigo. Centremo-nos no mais importante: como mudar estes comportamentos.

Primeiro, o Líder precisa de reconhecer que a omnipresença é um problema. Depois vem a parte mais difícil: a mudança. Afinal são hábitos de anos, profundamente enraizados. Mas há pequenos exercícios que nos podem ajudar a mudar...

Experimente fazer o seguinte exercício antes de ir de férias: escolha um departamento da empresa e chame o responsável. Converse com ele sobre os problemas e sobre os desafios e defina o que será feito durante esse período em que vai estar fora. Atenção, não se substitua a ele: esclareça os objectivos, o tempo de execução e dê-lhe autonomia para escolher a forma de os atingir. E seja claro quanto a um ponto: no final do prazo, ele será avaliado. Depois vá de férias e resista à tentação de lhe telefonar dia-sim-dia-não, ou de enviar emails todos os dias.

Vou apostar consigo duas coisas:

  1. As coisas correram melhor do que pensou (com uma ou outra excepção);
  2. A sua ausência fez menos falta do que acreditou. Neste segundo caso, prepare-se para consultar um psicólogo…

 


Camilo-Lourenco-CronicasCamilo Lourenço é licenciado em Direito Económico pela Universidade de Lisboa. Passou ainda pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque e University of Michigan, onde fez uma especialização em jornalismo financeiro. Passou também pela Universidade Católica Portuguesa. Entre a sua experiência profissional encontramos redator principal do “Semanário Económico” (desde 1988); coordenador da secção Nacional do “Diário Económico” (de que foi um dos fundadores) desde 1990. Diretor adjunto da revista “Valor”, que ajudou a fundar (1992). Diretor da mesma revista (1993), onde se manteve até 1995. Editor de Economia da Rádio Comercial, de 1992 a 1997. Diretor editorial das revistas masculinas da Editora Abril/Controjornal: “Exame” (revista que também dirigiu); “Executive Digest”, entre outras. Comentador de assuntos económicos da Rádio Capital, de 2000 a 2005. Diretor da revista “Maisvalia” (de 2003 a 2005). Comentador da RTP e RTP Informação, onde passou também a apresentar o programa “A Cor do Dinheiro” (desde 2007). Colunista do “Jornal de Negócios (desde 2007); comentador de assuntos económicos da Media Capital Rádios (desde 2010). Numa das rádios do grupo, a M80, apresenta dois programas: “Moneybox” e “A Cor do Dinheiro”. Comentador de assuntos económicos da televisão generalista TVI, onde apresenta “Contas na TV”. A par destas funções, Camilo Lourenço é docente universitário. Lecionou na Universidade de Lisboa, na Universidade Lusíada e no Instituto Superior de Comunicação Empresarial. Por outro lado leciona pós-graduações e MBA. Em 2010, por solicitação de várias entidades (portuguesas e multinacionais), começou a fazer palestras de formação, dirigidas aos quadros médios e superiores, em áreas como Liderança, Marketing e Gestão. Em 2007 estreou-se na escrita, sendo o seu livro mais recente “Saiam da Frente!”, sobre os protagonistas das três bancarrotas sofridas por Portugal que continuam no poder.