icon citacao
 
Há duas formas de espalhar a luz: ser vela ou o espelho que a reflete  Edith Wharton 

Edith Wharton 

Três ações essenciais para que a equipa que lidera seja vencedora e leal

string(35) "//www.youtube.com/embed/iGQQxzdD6Yc"

Três ações essenciais para que a equipa que lidera seja vencedora e leal

Jon Gordon, conhecido orador americano sobre liderança e gestão de equipas, refere três ações que considera serem essenciais para que a equipa que lidera seja vencedora, comprometida e leal ao seu líder.

Gordon refere que, na liderança, é fundamental ter uma grande visão e ser positivo, mas relembra que tal de nada serve se o líder não reunir a sua equipa ou conseguir envolvê-la.

As pessoas seguem um líder e só depois a sua visão. Se não for alguém que queiram seguir, não interessa a visão que tem ou se é positivo ou não. É necessário dedicar-lhes tempo e investir na relação com eles.

As três ações que Jon Gordon propõe para desenvolver uma equipa vencedora são:
Comunicar. A comunicação gera confiança, que por sua vez potencia o trabalho em equipa, o qual se traduz em resultados. Se não houver comunicação instala-se o negativismo. É necessário investir na comunicação positiva. Quando estamos muito ocupados e pressionados tendemos a comunicar mal, pelo que temos de assegurar que ultrapassamos estes condicionalismos.
Formar. Ao envolver e investir nos outros traremos ao de cima o melhor de cada um. O segredo é acreditar mais neles do que eles próprios. Não vê onde estão mas onde podem vir a estar. Esta atitude levará a que a equipa se comprometa e invista verdadeiramente no trabalho, sendo fiel.
Interessar-se. Tem de mostrar à sua equipa que realmente se interessa e se preocupa com eles. Mais uma vez, o estar muito ocupado e pressionado pode comprometer esta ação fundamental. Goste da sua equipa, mostre-lhes isso, agradeça-lhes. Uma das principais razões na base da saída dos colaboradores é o não se sentirem apreciados e reconhecidos. Diga-lhes um sentido obrigado sempre que tal se justifique. É a relação com o chefe e diretor que leva à permanência dos colaboradores nas organizações. Deverá desafiá-los e exigir deles, mas também dedicar-se-lhes, o que fará com que correspondam às suas expetativas. 

“Lembre-se de que exigência sem investimento dá origem a insurgência”.

 

Jon Gordon é consultor, orador e autor dos best sellers “Sopa: A Receita Ideal para Alimentar a sua Equipa”, “The Energy Bus”, “The No Complaining Rule”, “Training Camp” e “The Shark and the Goldfish”. Jon e os seus livros foram referidos na CNN, no programa “Today” da NBC, na Forbes, no Wall Street Journal e no New York Times, ou ainda na O, The Oprah Magazine. Colabora com inúmeras empresas referenciadas na Fortune 500, equipas desportivas profissionais e universitárias, hospitais, escolas, universidades e organizações sem fins lucrativos.                                                       

 

 

Num minuto

Mais Artigos

Líderes em discurso direto

Ver mais
string(35) "//www.youtube.com/embed/IXsVR1oklDI"

Conhecimento

Mais Artigos