icon citacao
 
Há duas formas de espalhar a luz: ser vela ou o espelho que a reflete  Edith Wharton 

Edith Wharton 

Lidera com visão de helicóptero?

string(35) "//www.youtube.com/embed/uixYCJHdLQU"

Lidera com visão de helicóptero?
2 minutos de leitura

As palavras de ordem são flexibilidade e adaptabilidade. Em resumo, o espírito camaleónico que permite ao líder ir ao terreno enquanto tem uma visão do todo.

Alexandra Lemos

Dentro de um helicóptero consegue aproximar-se do solo da montanha e ter noção dos seus detalhes, e pode afastar-se para ver que surpresas o esperam passando o cume.

As palavras de ordem são flexibilidade e adaptabilidade. Em resumo, o espírito camaleónico que permite ao líder ir ao terreno e saber o que pensam os seus colaboradores, o que funciona e não funciona bem, por forma a implementar mudanças ouvindo os que estão próximos das operações. A disciplina de marcar uma reunião consigo próprio e de chegar a horas permite abrir o espaço de reflexão distante da azáfama da rotina para poder planear o destino da organização e traçar a sua rota.

Que visão é a sua e a dos líderes da sua empresa – de avião, de carro ou de helicóptero? Se já têm esta última, mais equilibrada, estão no caminho certo, pois estarão tanto perto das pessoas como das infinitas possibilidades que um maior afastamento proporciona para se encontrarem soluções vantajosas à saúde sistémica da empresa. 

14-10-2016


Alexandra Lemos é coach, formadora, oradora, autora e apresentadora de televisão – assim se pode definir de forma sucinta a colaboradora do Portal da Liderança na área do coaching. Engenheira de formação, aos 45 anos é diretora no board of directors mundial da ICC – International Coaching Community (em 70 países). A também CEO da Premium Coaching tem mais de duas décadas de experiência profissional em várias PME e em multinacionais de referência, onde tem exercido executive coach e team coach. Sem esquecer que, na qualidade de engenheira, fez parte da equipa técnica que operacionalizou o sistema óleo hidráulico de acionamento das cofragens da ponte Vasco da Gama.

Num minuto

Mais Artigos

Líderes em discurso direto

Ver mais
string(35) "//www.youtube.com/embed/IXsVR1oklDI"

Conhecimento

Mais Artigos