População mundial: Ásia domina

População mundial: Ásia domina
1 minuto de leitura


A população mundial duplicou em menos de 50 anos, de 4 para 8 mil milhões de pessoas. A Ásia foi o maior impulsionador do crescimento populacional global ao longo do séc. XX. A população deste continente cresceu em 2,8 mil milhões de pessoas entre 1900 e 2000, por comparação com os 680 milhões do segundo continente na lista, África (dados Our World in Data de março de 2023, com base no cenário das Nações Unidas de média de fertilidade).

A China foi a principal fonte da expansão populacional na Ásia, embora o seu crescimento populacional tenha abrandado nos últimos anos. Em 2023 a Índia ultrapassou a China como a nação mais populosa do mundo. Os países do Sudeste Asiático, como as Filipinas e a Indonésia, também têm sido grandes impulsionadores do boom populacional da Ásia.

Entretanto, estima-se que tanto a América do Norte como a América do Sul tenham um abrandamento no crescimento populacional. E a Europa é a única região que irá registar um decréscimo até 2050 – há um século a população representava cerca de 30% do total mundial; hoje o valor fica abaixo de 10%.

Fontes: Visual Capitalist/Our World in Data

18-04-2024


Portal da Liderança