Deixe a falta de confiança para trás e pense em grande

Deixe a falta de confiança para trás e pense em grande

Para alcançar grandes metas precisamos de estar dispostos a pensar em grande. E, teoricamente, todos nós podemos fazê-lo. No entanto, na realidade são muitas as vezes em que nos delimitamos, em que temos dúvidas quanto às nossas competências e capacidades, e não acreditamos em nós próprios, faltando-nos a confiança. Como resultado, ficamos com a visão de longo alcance limitada.

Andreas von der Heydt

Como podemos livrar-nos então das limitações que impomos a nós mesmos? Como podemos dar-nos uma hipótese? Seguem-se as minhas estratégias para que possa tornar-se num pensador em grande:

Viva os seus sonhos. Se pode sonhar e imaginar, pode executar.

Dedique tempo suficiente a sonhar e a pensar. Parece (demasiado) óbvio? Bem, está a fazê-lo?

Acredite em si e nas suas ideias. E só então os outros o vão copiar e seguir.

Pense, sinta, comporte-se e atue de forma positiva. Tal desencadeia uma espiral positiva de autoconfiança e cria a postura “posso fazer”.

Seja ousado e corajoso. Atreva-se e encoraje-se, e aos outros, a falhar.

Erga-se de novo após cada fracasso. Tenha orgulho em si próprio. Analise as causas dos contratempos. Em seguida olhe em frente, prossiga e tente de novo, e de novo.

Apague a palavra “problema” do seu vocabulário e substitua-a por “solução”.

Pense fora da caixa. Pense em cores em vez de números.

Cerque-se de pessoas que acreditam no mesmo, modeladoras positivas e executantes criativas. Se é o que come, também é afetado pelas companhias que tem.

Trate as outras pessoas com respeito. E elas hão de apoiá-lo e respeitá-lo, o que irá fortalecer a sua autoconfiança, e – como resultado – estimular a sua criatividade e ousadia.

Esteja preparado para ser mal interpretado (por muito tempo). Não se coloque em causa demasiadas vezes. Tente antes explicar a sua visão e, se estiver convicto, não se afaste do seu caminho. Mantenha-se focado.

Divida a sua visão em metas ambiciosas. Apoie-as com um plano de ação exequível. Tenha em conta no seu planeamento os possíveis reveses, que é normal que surjam pelo caminho.

08-01-2016
 
 
AndreasHeydtAndreas von der Heydt, escolhido em 2015 como um dos Top 50 LinkedIN Influencers a seguir, é o head e diretor de conteúdo Kindle na Amazon na Alemanha, tendo ocupado vários cargos de gestão de topo nesta multinacional e, anteriormente, na L’Oréal. O coach em gestão e especialista em liderança é também autor (o seu mais recente livro é The 7 Qualities of Tomorrow's Top Leaders: Successful Leadership in a New Era) e fundou o Consumer Goods Club.