Quer evitar executar uma tarefa? Opte por estas 3 frases

Quer evitar executar uma tarefa? Opte por estas 3 frases
4 minutos de leitura

Isto porque dizer “não quero” pode soar um pouco a… lamúria. Enverede antes por estas alternativas.

“Não quero”. Quantas vezes quis dizer estas duas palavras na sua vida profissional? O número deve estar bem lá no alto. Como naquela altura em que esteve à procura de uma forma de se livrar do evento de networking que o seu amigo não parava de implorar para irem. Ou quando não lhe apeteceu tomar café com aquela recém-conhecida para que pudessem “trocar ideias”. Ou naquele momento em que teve vontade de o gritar na cara do superior hierárquico após ter recebido um projeto que lhe suscitou tudo menos alegria. Não há escassez de exemplos/casos apetecíveis para empregar esta curta frase. Mas, ao dizermos algo sequer remotamente similar a “não quero” vai parecer que estamos a ser choramingas, e imaturos.
No entanto deve haver uma maneira “airosa” de nos livrarmos de algo que preferíamos não ter de fazer. Boas notícias: há uma maneira. Aliás, há três, de acordo com um artigo na plataforma de emprego e gestão de carreira The Muse. Basta empregar uma das três frases que se seguem: soam muito mais profissionais, mesmo que por dentro estejamos a gritar “Eu não quero!”.

1. “Não tenho tempo”
Na maioria dos casos, quando nos encontramos numa situação em que tentamos escapar a mais um compromisso, o raciocínio é simples: é porque a nossa agenda já está muito preenchida. Ou seja, estarmos ocupados ou com as nossas horas todas preenchidas é um motivo perfeitamente justificável para dizer “não” a algo, por isso, não temos de ter receio de o usar.

No sentido de amortecer um pouco mais a negativa, pode começar por dizer “Eu adoraria, mas…” e completar com o resto.

2. “Talvez na próxima vez”
Esta frase funciona especialmente bem em obrigações de carácter mais social – como receber um convite para uma happy hour ou para um almoço com um contacto/conhecido.

Ao fazer referência a uma “próxima vez”, estamos a declinar de forma educada o convite sem fechar totalmente a porta. Será um pouco desonesto, ou passivo-agressivo, sobretudo se não tencionarmos aceder ao que nos é pedido? Talvez. Mas, se no momento o foco é apenas ficarmos o mais longe possível da situação, com esta frase teremos o efeito pretendido.

3. “Não, obrigado”
Às vezes, descomplicar é o caminho a seguir. O artigo na plataforma The Muse cita a resposta do professor da Southern Virginia University, Orson Scott Card, na Quora, sobre como, se e quando não queremos fazer algo, o melhor é responder com um simples: “Não, obrigado”. “Se tentar explicar, a pessoa que está a propor a atividade pode argumentar, avançar com outro dia para o fazer, ou dizer que está enganado quanto a não fazer a atividade proposta”, enumera o também escritor de ficção científica, concluindo que, “eventualmente, terá de mentir [inventar desculpas], irritar-se, ser menos polido ou ceder”.

Ao proferir apenas a rejeição de forma graciosa, não se está a dar espaço de manobra para debate/discussão. E o interlocutor terá de aceitar o facto de que estamos a recusar – ou corre o risco de parecer rude se continuar a insistir quando deixámos bem claro que não estamos interessados.

Há muitas coisas que não queremos fazer na nossa vida profissional (no entanto, por vezes não temos outra opção a não ser fazê-las). Pelo que, naqueles momentos em que precisamos de algo melhor que “não, não quero!”, podemos apoiar-nos nestas três frases. Isto porque estamos a transmitir que temos obrigações pela frente, mas de uma forma e com a dose certa de cortesia e de profissionalismo.

10-10-2018


Portal da Liderança