16 de abril – Porquê destacar este dia? O que se celebra e que lições de liderança reserva?

16 de abril – Porquê destacar este dia? O que se celebra e que lições de liderança reserva?
Sabia que hoje, dia 16 de abril, se comemora o dia mundial da voz? E sabia que o Portal da Liderança nasceu no mesmo dia e com o mesmo intuito: dar voz aos líderes, às boas práticas de liderança e ajudá-los a ir mais além?

Várias são as efemérides que se celebram neste dia e que apresentam lições de liderança e pontos comuns com o Portal da Liderança, que celebra hoje um ano de vida:
  • Em Washington D.C., comemora-se a 16 de abril o Emancipation Day (Dia da Emancipação). O líder deve libertar-se dos grilhões que o impedem de ir mais além e de alcançar os objetivos e o sucesso desejado.
  • A 16 de abril de 1853, foi aberto o primeiro percurso de comboio de passageiros na Índia, entre Bori Bunder, Bombaim, e Thane. A inovação é fundamental na competitividade de uma organização, bem como a aproximação a novos mercados e a relação com o cliente.
  • A 16 de abril de 1889, nascia Charlie Chaplin, ator e cineasta inglês, imortalizado através da personagem de Charlot ou Carlitos, o vagabundo, e que veio a falecer em 1977. Na liderança, o storytelling e o humor podem ser o fator diferenciador para melhor comunicar a sua mensagem e conseguir influenciar positivamente aqueles a quem se dirige.
  •  Em 1912, a 16 de abril, Harriet Quimby tornou-se a primeira mulher a atravessar o Canal da Mancha em aeroplano. Veja os testemunhos de outros líderes como incentivo para voar mais alto e para assumir cargos executivos com confiança e desafio.
  • A 16 de abril de 1924, nasceu Sir John Harvey-Jones, executivo britânico que foi chairman da Imperial Chemical Industries entre 1982 e 1987, conhecido pelo programa “Troubleshooter” que teve na BBC, em que aconselhava empresários e organizações que se estavam a deparar com dificuldades. Integrou a Imperial Chemical como estagiário em 1956 e foi evoluindo na carreira até ao topo. Harvey-Jones defendia a crença de que se deveria lucrar em mercados onde não existe ainda um mercado implementado e de que a equipa diretiva deve ser o mais reduzida possível, de modo a reduzir o número de pessoas com poder para dizerem "não" e aumentar a motivação daquelas que podem dizer “sim ", afirmando que "não há tropas más, apenas os maus líderes”. 
  • Em 1926, igualmente a 16 de abril, nasceu Pierre Fabre, que fundou em 1962 os Laboratoires Pierre Fabre, empresa multinacional dedicada à indústria farmacêutica e cosmética com cerca de 10.000 colaboradores, e era, à data do seu falecimento (2013), o 43º francês mais rico do mundo. O sonho é o motor da realidade. Um líder é empreendedor. Ele sonha e faz acontecer.
  • A 16 de abril de 1945, começou neste dia a Batalha de Berlim, que pôs fim à Segunda Guerra Mundial. As batalhas são uma constante na vida dos líderes, que tomam decisões difíceis e inspiram as pessoas a segui-los.
  • Martin Luther Em 1963, Martin Luther King escreveu a conhecida carta (Letter from Birmingham Jail) a partir da prisão de Birmingham, Alabama, onde estava preso devido aos seus protestos contra a segregação racial. Um grande líder não tem medo de lutar pela sua visão e enfrentar as consequências pelo que acredita ser o início de uma nova era.
  • Em 1972, foi lançada a 16 de abril a Apollo 16, na Flórida. Também o líder procura sair da sua zona de conforto e conhecer outros mercados e realidades.
  • Também em 16 de abril de 1972, faleceu o prémio nobel da literatura Yasunari Kawabata. Que todos os líderes sejam mentores e deixem um legado que perdure no tempo e seja fonte de inspiração para colaboradores e sucessores.
  • Em 16 de abril de 2013, nasceu o Portal da Liderança com os objetivos de o ajudar a ser um líder mais eficaz, de dar voz à sua experiência e de partilhar histórias de liderança. A ele se reuniram os líderes falantes do português, numa grande comunidade congregadora dos líderes fomentadores de tendências, executores exímios e influenciadores de pessoas.

Portal da Liderança: 1 Ano a Liderar, a Criar tendências e a Influenciar pessoas

 


fatimaFátima Rodrigues é gestora do Portal da Liderança e editora de conteúdos da Leadership Business Consulting, tendo sido coordenadora editorial da área de business do grupo Almedina e lecionado na Congrégation Saint-Joseph de Cluny. Esteve ligada vários anos ao Conselho da Europa, onde exerceu funções de formadora do GERFEC em relações interculturais e interreligiosas em contexto corporativo e social. É fundadora e administradora geral projeto online de fomento à leitura Segredo dos Livros. Mais informações aqui.