Liderar nos EUA? Liderar na diáspora? E com talento, sucesso e reconhecimento? Sim, há e recomenda-se!

Liderar nos EUA? Liderar na diáspora? E com talento, sucesso e reconhecimento? Sim, há e recomenda-se!
6 minutos de leitura

Num pequeno país como Portugal, por vezes temos a tendência de cair naquilo que Camilo Lourenço chamava na passada semana de “olharmos demasiado para o nosso umbigo e de menos para o dos outros”.

Mas há quem ignore e seja o estandarte do oposto, que coloque o foco no umbigo dos outros, nos que tiveram coragem de ir mais além, de arriscar, de cair e levantar, e mais, nos que sentem orgulho por terem caído e pelas dificuldades superadas e vejam nelas o ponto de viragem e a porta para o sucesso de que hoje gozam.

Falo-vos dos Best Leader Awards EUA, promovidos pela Leadership Business Consulting, que contou ontem com a sua segunda edição em São Francisco, Califórnia. Esta iniciativa conta nos EUA com o apoio do Cônsul-geral em San Francisco, o Dr. Nuno Mathias, e com o apoio do AICEP, cujo Presidente esteve representado pelo Delegado da AICEP nos EUA, o Eng.º Rui Boavista Marques.

Esta iniciativa, de raiz portuguesa, tomou asas no ano passado para ir mais além, para atravessar o oceano e dar o merecido crédito e reconhecimento àqueles que um dia deixaram Portugal, ou cujos pais se viram nessa necessidade, e que através de dificuldades e muitas vezes por tentativa-erro conseguiram ter hoje um lugar de destaque nas sociedades além-mar onde se sediaram e cujo percurso de vida e de liderança é hoje um exemplo e uma inspiração para todos.

A cerimónia do Best Leader Awards EUA tem uma particularidade muito interessante, que é a de coincidir sempre com a presença do GSI (Global Strategic Innovation). Não vê o interesse? É que, desta forma, não só são destacados os líderes que inspiram a sociedade, mas também liga pessoas influentes do mundo lusófono. Este ano houve uma grande participação de Angola, tendo no ano passado o destaque sido para o Brasil.

Se em 2013 tinham sido reconhecidos cinco líderes de grande mérito, a edição de 2014 não lhe ficou atrás. Nela foram reconhecidos mais cinco líderes que são apontados como fonte de inspiração para todos nós falantes do português e que personificam o sonho americano.
Jose-Avila-Premio

  • Best Leader Award Lifetime Achievement – José Ávila, Presidente do The Tagus Group - Prémio entregue por Nuno Mathias, Cônsul-geral de Portugal em São Francisco

E porque a obra e o homem às vezes se confundem, falar de José Ávila é falar da Tribuna Portuguesa.

 Empresário e proprietário da empresa The Tagus Group, José Ávila adquiriu, através desta, os direitos do jornal Tribuna Portuguesa, em 2002.

Visionário e empreendedor, revolucionou e modernizou o jornal, fazendo-o, agora, chegar a um público mais vasto do que nunca, aumentando em mais de 100% o seu número de assinantes.

Solidário, disponível e um líder nato, conta já com uma longa vida dedicada à comunidade portuguesa, desempenhando um papel importantíssimo na divulgação da história e da cultura do nosso país.

Homenageado em 2013 com o Certificado de Reconhecimento do Senado da Califórnia, foi ontem reconhecido com o Best Leader Award Lifetime Achievement.

  • Alcino-PremioBest Leader Award Applied Science and Technology – Alcino J. Silva, Diretor na UCLA e Presidente fundador da Molecular and Cellular Cognition Society, representado por Alexandra Capela, Diretora de Neurobiologia da StemCells

Assim como as células se multiplicam, também o talento de Alcino Silva é multiplicador, criando uma cadeia de conhecimento de valor incalculável.

 Recentemente galardoado pela Portuguese National Order of Knighthood (Order of Prince Henry) é membro da  American Association for the Advancement of Science.

O seu sucesso advém da sua paixão pela ciência, criatividade e desenvoltura.

Atualmente é Diretor o na UCLA Integrative Center for Learning and Memory. 

Udo-Graf-PremioBest Leader Award New Technologies – Udo Graf, Mentor do Worldwide LLC e Vice-Presidente R&D – Prémio entregue por Torben Rankine, Country Manager da LBC em San Francisco

Para Udo Graf, a tecnologia está no centro das relações de sucesso na economia global. Há mais de 22 anos ligado à indústria de Medical Device, o seu expertise é crucial no desenvolvimento da sua atividade como Mentor na Johnson and Johnson.

Com um espírito altamente tecnológico, e com foco na mudança, Udo Graf aposta em new technologies and customer relations.
Pamela-Premio
  • Best Leader Award Business Person – Pamela Gonçalves, Vice-Presidente de Corporate Marketing da Egnyte – Prémio entregue por Lúcia Soares, CIO na VP InformationTechnology da LifeScan

Pamela Gonçalves é uma das mulheres mais influentes de Silicon Valley. Desempenha um papel fundamental de mentoring junto das mulheres e dos jovens profissionais, sebdo a sua dedicação à comunidade portuguesa um exemplo para todos nós. Ao longo da sua carreira tem demonstrado uma capacidade única de se transcender em cada momento.

Com mais de 20 anos de experiência em marketing corporativo, é neste momento Vice-Presidente da área de Corporate Marketing na Egnyte, INC.
Jorge-Fernandes-Premio
  • Best Leader Award Start Up – Jorge Fernandes, Board Member da Intrix Corporation e ex-CEO da Mobibuck – Prémio entregue por Tiago Paiva, CEO da Talkdesk

Jorge Fernandes tem uma aptidão natural para criar, está no seu código genético a criação de Startups. Autor de mais de doze patentes nas áreas de payment technology, software algorythims, robotics, digital feedback e laser systems. A sua forma de estar e de ser, é uma fonte de inspiração para todos aqueles que acreditam que começar de novo cria dinâmicas únicas no mundo global.

É atualmente Board Member da Intrix Corporation e ex-CEO da Mobibucks.

E sabe que mais? Tenho a certeza de que, no próximo ano, estaremos aqui a falar sobre mais cinco líderes de talento, líderes inspiradores, líderes lutadores, sonhadores e concretizadores que fazem a diferença nos EUA, mas também em si, em mim e em todos nós que, com o seu exemplo, nos inspiramos a acreditar, a arriscar, a ir mais além e a sermos também nós líderes inspiradores.


fatinha-portal-artigo1Fátima Rodrigues foi gestora do Portal da Liderança e editora de conteúdos da Leadership Business Consulting, tendo sido coordenadora editorial da área de business do grupo Almedina e lecionado na Congrégation Saint-Joseph de Cluny. Esteve ligada vários anos ao Conselho da Europa, onde exerceu funções de formadora do GERFEC em relações interculturais e interreligiosas em contexto corporativo e social.