Top 10 dos novos líderes empresariais da China. Quem é quem na nova China

Top 10 dos novos líderes empresariais da China. Quem é quem na nova China
4 minutos de leitura

A China tem visto nascer, crescer e afirmar-se para além das suas fronteiras, jovens líderes que têm feito surgir grandes empresas no mercado chinês e além-fronteiras.

No dia em que a República Popular da China comemora 65 anos desde que Mao Tse-tung proclamou a fundação do país e declarou que o "povo chinês se pôs de pé", destacamos 10 dos que são apontados como os Top 10 novos líderes empresariais da atual República Popular da China.

  • Jack-Ma-Alibaba-China-11º -  Jack Ma

Cargo: Fundador e Presidente do Conselho de administração  
Empresa: Alibaba Group

Enquanto líder económico na China, Jack Ma e o seu Alibaba Group tiveram uma profunda influência no segmento do comércio eletrónico da China. Em maio de 2013, Jack Ma renunciou ao cargo de CEO e começou a fazer diligência para criar a Cainiao Network Technology Co Ltd, que pretende transformar num negócio internacional de logística para e-commerce.

  • Lei-Jun-Xiaomi2º -  Lei Jun

Cargo: PCA e CEO
Empresa: Xiaomi Technology Co Ltd

Xiaomi vendeu no primeiro semestre de 2013, mais de 7.030.000 de smartphones, tendo a receita das vendas atingido os 13,27 milhões de yuans. Até o final de agosto de 2013, estimou-se que a Xiaomi faturasse mais de 10 milhões de dólares, tornando-se assim na segunda maior empresa de hardware na China.

  • Ma-Huateng3º -  Ma Huateng

Cargo: PCA and CEO
Empresa: Tencent Holdings Limited

Em 2013, Ma Huateng atingiu o topo da lista de Rupert Hoogewerf dos mais ricos da China na indústria de IT. Com um valor de mercado acima dos 100 milhões de dólares, a Tencent é hoje a maior empresa de Internet da Ásia. Wechat, o serviço de comunicação de texto e de mensagens de voz móvel que oferece, tem mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo.

  • Zhou-Hongyi-14º -  Zhou Hongyi

Cargo: PCA and CEO
Empresa: Qihoo360

Sendo um conhecido lutador no círculo dos negócios, Zhou é também um inovador da indústria. Em 2013, a 360 Search tinha uma quota de mais de 20% do mercado, comparativamente com os outros motores de busca no mercado chinês.

  • Wang-Jianlin5º -  Wang Jianlin

Cargo: PCA
Empresa: Wanda Group

Wang Jianlin não é apenas um magnata do mercado imobiliário, mas também um empresário e um aventureiro. Em 2013, investiu 50 biliões de yuans (8,01 mil milhões dólares) em Qingdao, tentando construir ali a maior base industrial de cinema e televisão do mundo.

  • Li-Yanhong6º -  Li Yanhong

Cargo: Fundador e CEO
Empresa: Baidu

Como maior motor de busca chinês em todo o mundo, o Baidu já alcançou inúmeros sucessos. Em 2013, Li comprou a PPS por 370 milhões de dólares, a 91 Wireless por 1900 milhões de dólares e ainda 59% do website de compras em grupo Nuomi por 160 milhões de dólares. Foi também o presidente da primeira Câmara de Comércio Doméstica no setor da Indústria Cultural, crendo que mais negócios irá conseguir impulsionar no setor cultural no país.

  • Zhang-Jindong7º -  Zhang Jindong

Cargo: CEO
Empresa: Suning Commerce Group Co Ltd

Em 2013, Zhang mudou o nome da empresa de Suning Appliance para Suning Commerce, tendo começado a vender on-line e off-line (loja física). Também começou a diversificar a sua oferta de produtos e a desenvolver a Suning, enquanto loja, a nível mundial.

  • Wang-Zhongjun8º -  Wang Zhongjun

Cargo: PCA
Empresa: Huayi Brothers

A Huayi Brothers é uma das empresas privadas de produção de maior sucesso na China. Depois de provar o seu sucesso na indústria cinematográfica, Wang Zhongjun começou a envolver-se noutras indústrias. Em 2013, adquiriu uma empresa de produção de jogos para telemóveis, com o objetivo de ampliar ainda mais o seu mercado de atuação.

  • Cao-Guowei9º -  Cao Guowei

Cargo: PCA e CEO
Empresa: Sina

Graças ao seu foco no Weibo, um conhecido site de micro-blogging, Cao manteve o posicionamento da Sina como uma das principais empresas de web da China. Em 2013, colaborou com o Alibaba o que permitiu gerar um enorme salto na receita da Weibo.

  • Wang-Changtian10º -  Wang Changtian

Cargo: CEO
Empresa: Enlight Media

Criada em 1998, a Enlight Media é uma grande produtora de televisão na China. O seu CEO, Wang Changtian, detentor de uma criatividade sem limites e de grande capacidade operacional, entrou mais tarde no negócio dos filmes, onde já criou a sua marca.



Fonte:  China Daily