Atrair e reter talento é talvez o maior desafio que os gestores de empresas alguma vez enfrentaram nas suas carreiras, declara Frederico Câmara, country manager da Coverflex para Portugal. Nesta start-up que atua na área de benefícios laborais, o ponto de partida é a “obsessão com as pessoas”, o de chegada também.
Em Portugal desde o início de 2021, a Coverflex disponibiliza às empresas uma solução de compensação flexível que integra seguros, cartão de refeição, benefícios e descontos, no sentido de reduzir custos e maximizar o potencial de rendimento dos colaboradores. O country manager da start-up para o mercado português, Frederico Câmara, refere num artigo no “Portugal Fintech Report 2022” (publicado pela Portugal Fintech) como é frequente dizer-se que as nossas vidas e as relações que construímos podem ser marcadas para sempre pelas primeiras impressões. De que são exemplo o primeiro dia de escola; a primeira viagem a solo; a primeira entrevista de emprego; o primeiro salário; o primeiro filho (no seu caso, “um segundo e um terceiro, todos únicos e irrepetíveis, cada um experimentado pela primeira vez”). E também cada novo desafio profissional “é um novo começo, com muitas primeiras impressões a serem criadas”: com “colegas de trabalho, mas também com clientes e parceiros”, acrescenta.
O country manager da Coverflex para Portugal, que assumiu o cargo em outubro de 2022, conta no “Portugal Fintech Report 2022” como foi o seu primeiro dia de trabalho na start-up. “Saí do Porto muito cedo, apanhei um voo, aterrei na Suíça, mas antes do processo de entrada no avião o meu embarque na empresa já tinha começado”. Isto porque a equipa “que embarcou comigo no Porto fez questão de se apresentar, e imediatamente mostrou uma particular – e, confesso, inexplicável cumplicidade, considerando que a Coverflex é 100% remota”, diz Frederico Câmara. O embarque a bordo – do avião e da companhia – coincidiu assim com a sua entrada para liderar uma nova equipa dedicada ao mercado português e com um encontro interno em Itália.
O facto de a Coverflex ser 100% remota significa que cada uma das 71 pessoas que compõem a equipa pode escolher onde quer trabalhar. O que pode passar por se encontrarem cara a cara sempre que considerem necessário, ou se reunirem virtualmente quando é impossível ou desnecessário que o façam de modo presencial. Frederico Câmara afirma que a start-up e a pandemia de Covid-19 “são praticamente contemporâneas”: quando a ideia da Coverflex “começou a tomar forma, estava também a nascer uma nova lógica de trabalho, em linha com os tempos em que vivíamos”. Como explica o country manager, na empresa uma equipa remota envolve ter:
- Um mercado global de talento, comunicação assíncrona – tanto quanto possível –, transparência de processos, muito planeamento e muita documentação;
- Um orçamento específico que permite trabalhar onde é mais benéfico – 1.000 euros/ano por “coverflexer”, que podem ser utilizados em despesas relacionadas com o trabalho fora de casa, sejam viagens, alojamento ou coworking, entre outros;
- Um orçamento para “construir” um escritório em casa que satisfaça as necessidades de cada um. Isto porque “criar um ambiente em que a liberdade e a flexibilidade sejam os alicerces fundamentais é uma tarefa desafiante”, sobretudo numa altura em que tanto se fala em “grande demissão” e “desistência silenciosa”.
Para Frederico Câmara o mundo não teria mudado tanto nos últimos dois anos se não tivesse havido uma transformação profunda na forma como queremos viver. “Atrair e reter talento num cenário de enorme competitividade é, para as pessoas e os gestores de empresas, talvez o maior desafio empresarial que alguma vez enfrentaram nas suas carreiras”. Todos os dias, “em conversas com clientes, parceiros e colegas, percebo que a felicidade e o bem-estar de cada pessoa, dentro das organizações, varia na proporção da liberdade individual”. Tal significa que cada colaborador “é visto de forma única, com as suas características individuais, aspirações de desenvolvimento pessoal e profissional, e com atenção ao contexto de vida particular. Foi a pensar neste impacto na vida das pessoas, na nossa e na dos nossos clientes e parceiros, que a Coverflex foi criada. E é com isto em mente que a fazemos crescer”. O responsável conclui que, “através da possibilidade de implementar uma política de benefícios adequada a cada funcionário, com a nossa solução tudo-em-um, ajudamos os gestores e as empresas a criar a melhor primeira impressão em cada um dos seus funcionários, fazendo-os sentir-se bem-vindos, e compreendidos, bem como ajudamos a tornar mais eficiente o processo de compensação nas organizações”. Isto porque “o nosso ponto de partida é a nossa obsessão com as pessoas. O nosso ponto de chegada também”.
Nota: Artigo adaptado de um texto produzido para o "Portugal Fintech Report 2022" por Frederico Câmara, country manager da Coverflex para Portugal.
28-06-2023
Portal da Liderança