Mandela: A construção de um homem

Mandela: A construção de um homem

Livro

TítuloMandela: A construção de um homem
Autor: António Mateus
Edição: Outubro, 2012
Páginas: 239
Editor: Oficina do Livro

"Este é um livro de uma aproximação a Mandela, pelo olhar de um jornalista, que é português!." - Cândida Pinto, Sic/Expresso


Sinopse

Este livro é um retrato próximo de um herói dos nossos dias e da forma como se transformou, a si mesmo, para poder mudar o mundo à sua volta. Um homem elevado a um plano redentor, pelo seu exemplo de perdão e de empenho em tornar críticos e inimigos em parceiros de solução. Um relato assinado por António Mateus, testemunha dos principais momentos de erradicação do apartheid e de reconciliação da África do Sul, durante mais de uma década.

Este livro é uma viagem rara ao lado humano de alguém que se tornou, nas suas palavras, o homem mais só do mundo, enquanto lutava pela harmonia global. Mas é também um testemunho de como Nelson Mandela usou o espartilho de três décadas de prisão, para se reconstruir e tornar-se um exemplo de esperança para toda a humanidade.

Ao longo de dez capítulos, de experiências diretas, pesquisa histórica e análise, somos levados a entender o sofrimento e as privações mas também o visionarismo, a humildade e a grandeza de um ser humano admirado por milhões de pessoas em todo o mundo.

Excerto do prefácio de António Vitorino:
"Este livro é um testemunho vivo e vivido! Nele António Mateus (AM) guia-nos através do processo de transição na África do Sul do regime do apartheid até ao governo de maioria negra que se desenrolou no início da década de 90 do século passado. A narrativa de AM, fazendo jus à verdade histórica, gira em torno de um personagem central quer da luta de resistência quer do processo de transição quer do dealbar da nova África do Sul democrática: Nelson Mandela.

O autor teve o privilégio de viver (intensamente, como resulta do próprio relato) os acontecimentos sobre que versa o livro, no exercício da sua profissão de jornalista. Mas, mais do que o relato de alguém que assistiu ao desenrolar de factos que, sem dificuldade, se podem considerar históricos, desempenhando um papel de observador no exercício de uma profissão que lhe confere, por definição, um estatuto de neutralidade , logo, de distanciamento em relação aos eventos, AM não tem rebuço em nos revelar até que ponto é que a intensidade desses meses da transição envolveu todos os que nele participaram, não deixando ninguém indiferente ao significado desses momentos únicos e à percepção de que neles se jogava o destino histórico desse grande país da África Austral."

Excerto do posfácio de Graça Machel:
"Graça revela que, durante o tempo de prisão, Madiba aprendeu a estar sempre à defesa, para evitar que os carcereiros detetassem qualquer fragilidade humana e isso desenvolveu nele um imenso sentido de disciplina. - A mais pequena de todas as coisas que ele faz é muito bem planeada. Porque não queria que existisse a mínima oportunidade de nele se detetar qualquer vulnerabilidade. Tinha de ser sempre forte. De estar preparado para dar sempre a resposta certa. "

"Quando lhe pergunto o que torna Madiba tão especial, como político e humanista, pondera uns instantes, antes de responder, assertivamente. - Ele é uma voz que fala a verdade. Fala de verdade e fala a verdade. É um misto daquilo que são as grandes convicções, que podem caraterizar muitas pessoas, milhões de pessoas, mas aplicadas a uma realidade concreta, com grande sucesso. Capazes de fazer uma grande transformação social."

"Graça não tem dúvidas em apontar que aquela deverá ser a maior herança de Madiba para a humanidade e para as gerações futuras. - Esse sentido de dignidade, de perseverança e do que é bom. De nunca se afastar do que é justo, da proteção dos mais vulneráveis. O que o torna tão importante é que nos momentos de indefinição ele surge e, em três palavras, separa as águas e redefine a direção. E isso surge naturalmente nele, sem esforço."


Sobre o autor
 

Antonio MateusAntónio Mateus é licenciado pela UTL e jornalista profissional desde 1983, contando com três livros publicados. Chefiou delegações da agência Lusa em Maputo (de 1986 a 1990) e Joanesburgo e acompanhou no terreno, durante 16 anos, os esforços de paz para Angola e Moçambique, a transformação política de toda a África Austral e a refundação da OUA em União Africana. Após a libertação de Nelson Mandela, em 1990, foi destacado para a África do Sul, onde permaneceu doze anos. Entrevistou inúmeras personalidades mundiais, como Nelson Mandela, Desmond Tutu, Chester Croker, Joaquim Chissano ou Frederik de Klerk. Foi o diretor-fundador da revista Focus, editor de Política Internacional da RTP, sendo atualmente coordenador de informação diária da RTP. Foi o primeiro conselheiro de informação da CPLP. É autor dos livros Homens Vestidos de Peles Diferentes, Selva Urbana e Mandela - A Construção de um Homem e coautor de três outros livros coletivos.


Entrevista
 
Portal da Liderança: O que o levou a escrever o livro “Mandela – A construção de um homem”?  

Antínio Mateus: A noção de que era muito importante legar a gerações vindouras o testemunho direto daquilo a que assisti de um ser humano deslumbrante. E de que nenhum dos livros existentes a nível mundial mostra como Mandela se transformou profundamente como ser humano. Se reconstruiu como ser humano.
 
Tentei fazer com que os leitores sentissem como foi estar ao pé dele e assistir, presencialmente, à forma como ele ia contagiando os destinatários da sua atenção ou quem o interpelava.
 
Leia na íntegra a entrevista de António Mateus ao Portal da Liderança.

Opinião do Portal da Liderança

António Mateus, cuja biografia desde logo nos deixa antever alguém com um profundo conhecimento sobre Mandela, a África Austral e a liderança política, diz na introdução deste seu livro que nele procura “adicionar à vasta bibliografia sobre Mandela uma visão aplicada e jornalisticamente testemunhada da ação humanizante por ele exercida, enquanto político mas, também, enquanto motor agregador da sociedade.” Sim, conseguiu fazê-lo com sucesso.

Neste livro, António Mateus discorre sobre uma época conturbada, onde a linha entre a paz e a guerra quase não existe. Qualquer afirmação e tomada de posição tinha de ser feita com muita ponderação. Os riscos eram muitos e as conquistas ganhas a grande custo. Das primeiras eleições livres na África do Sul, o primeiro presidente negro, o fim do apartheid e a liderança do país por Mandela, António Mateus revela o país e a personalidade ímpar do líder, num registo muito próximo do leitor e que, sem qualquer esforço, nos transporta para a ação. Mateus revela-nos um Mandela mais humano, que trava lutas muito difíceis, pessoais e políticas, mas que nunca esquece o próximo, o fraco e o injustiçado. 

Através deste livro conseguimos ter uma perceção real dos acontecimentos, do que esteve por trás de cada acontecimento, de cada decisão, revelando o líder e o homem.

Trata-se de um livro revelador dos princípios e da visão de Mandela, que inspirará os líderes que o leiam pelas lições de liderança que deixa, pela coragem e pelo exemplo. 

Todo o caminho é atribulado e com obstáculos ao virar da esquina. Há que ter a coragem de continuar e de saber ultrapassar as dificuldades, nunca perder o objetivo, ser fiel aos nossos princípios e fazer a diferença nos que nos rodeiam pela motivação, pelo exemplo e pelo respeito.

António Mateus é licenciado pela UTL e jornalista profissional desde 1983, contando com três livros publicados. Chefiou delegações da agência Lusa em Maputo (de 1986 a 1990) e Joanesburgo e acompanhou no terreno, durante 16 anos, os esforços de paz para Angola e Moçambique, a transformação política de toda a África Austral e a refundação da OUA em União Africana. Após a libertação de Nelson Mandela, em 1990, foi destacado para a África do Sul, onde permaneceu doze anos. Entrevistou inúmeras personalidades mundiais, como Nelson Mandela, Desmond Tutu, Chester Croker, Joaquim Chissano ou Frederik de Klerk. Foi o diretor-fundador da revista Focus, editor de Política Internacional da RTP, sendo atualmente coordenador de informação diária da RTP. Foi o primeiro conselheiro de informação da CPLP. É autor dos livros Homens Vestidos de Peles Diferentes, Selva Urbana e Mandela - A Construção de um Homem e coautor de três outros livros coletivos.