Liderança para a Sustentabilidade: A voz de quem lidera em Portugal (72 CEO portugueses)

Liderança para a Sustentabilidade: A voz de quem lidera em Portugal (72 CEO portugueses)

Livro

Autor: Arménio Rego; Miguel Pina e Cunha; Maria da Glória Ribeiro
Edição: outubro, 2013
Páginas: 172
Editor: Actual    

Sinopse
Recorrendo à investigação e a entrevistas a dezenas de líderes empresariais, os autores clarificam a definição de sustentabilidade e discutem se o conceito é simplesmente uma moda ou, antes, um vetor estrutural na gestão. O livro apresenta linhas de ação e clarifica como a sustentabilidade se articula com a gestão dos stakeholders.

Entrevista

Portal da Liderança (PL): Para si, o que é o fundamental da liderança? 
 
Miguel Pina e Cunha (MPC): Apontar o caminho, dar o exemplo, não parar de melhorar. E cultivar as virtudes humanas. Em si – líder –, na equipa e na organização.
 
PL: Quais são as três qualidades mais importantes para um líder empresarial nos próximos 10 anos? 
 
MPC: Creio que as que mencionei acima não vão passar de moda. Para as lideranças portuguesas, aperfeiçoar a competência de liderança transcultural pode ter de ser maior.
 
PL: O seu artigo “Authentic leadership promoting store’s performance” foi premiado em 2013 na Indonésia. Como é que a prática da liderança pode potenciar os resultados alcançados? 
 
Arménio Rego (AR): A liderança autêntica não representa uma revolução, nem é fruto de qualquer revelação. É apenas a prática assente na integridade, na transparência, na confiança e na capacidade do próprio líder de compreender as suas forças e as suas fraquezas, e de respeitar as dos outros. O estudo premiado (em parceria com Dálcio Reis Júnior e Miguel Pina e Cunha) envolveu 591 colaboradores de 68 lojas de uma grande cadeia de retalho brasileira. Os resultados sugerem que as lojas cujos líderes são éticos e mais autênticos, são mais eficazes nos objetivos de vendas. Esse efeito ocorre porque os líderes mais autênticos promovem a virtuosidade (isto é, a confiança, o apoio mútuo, a integridade e o otimismo) das suas equipas, a qual aumenta o sentido de eficácia coletiva que, por seu turno, estimula o desempenho nas vendas.
 
PL: Qual o balanço que faz da prática da gestão em Portugal? 
 
AR: As generalizações são perigosas. Mas creio que podemos melhorar se formos mais organizados. Se os líderes se preocuparem em dar o (bom) exemplo, em vez de apenas fazerem belos sermões. Se o mérito, e não o penacho, for mais premiado. Se forem partilhados com os empregados, não apenas os sacrifícios, mas também os dividendos alcançados com esses sacrifícios. Se o tempo for gerido de modo mais apropriado (todos os dias se perdem milhões de horas como consequência da falta de pontualidade e da má condução de reuniões!). Se se destruir metade da montanha burocrática e se centrar mais o foco nos resultados. Se a confiança se transformar em ativo fundamental em que líderes e liderados investem continuamente.
 
PL: Onde mais tendem a falhar os líderes? 
 
AR: Quando matam o mensageiro das más notícias. Quando se resguardam nas suas torres de marfim e não conhecem a realidade do terreno (o chão da fábrica, a vida concreta dos seus empregados). Quando pregam uma regra e são os primeiros a incumpri-la. Quando diminuem talentos, em vez de os multiplicarem. Quando desaproveitam potencial contido nas pessoas. Quando estão apenas presentes para punir e reprender, e se ausentam na hora de elogiar e premiar. Quando não partilham com os empregados o fruto do trabalho de todos.
 
Leia a entrevista completa com Miguel Pina e Cunha e com Arménio Rego.
 

Sobre o autor
 

ArmenioRegoArménio Rego é doutorado e agregado em gestão. Ensina na Universidade de Aveiro. É autor ou coautor de mais de quatro dezenas de livros nas áreas da liderança e da gestão de pessoas. É também autor ou coautor de mais de uma centena de artigos, sobretudo em revistas internacionais nas áreas do comportamento organizacional e da liderança/gestão de pessoas. Tem desenvolvido projetos de consultoria nestas áreas, e realizado dezenas de conferências, seminários, workshops e eventos de formação de executivos. Foi agraciado com diversos prémios, em Portugal e no estrangeiro.

MiguelPinaCunhaMiguel Pina e Cunha é professor catedrático na Nova School of Business and Economics. Os seus interesses de investigação incidem sobre dois temas principais: processos e paradoxos. Tem estudado os processos que conduzem à criação de organizações positivas bem como ao surgimento de ambientes tóxicos ou ultra-tóxicos (nomeadamente no caso de organizações genocidas). Publicou, em coautoria com os seus colegas, nomeadamente, com os outros autores deste livro, mais de uma centena artigos em revistas internacionais nos domínios da gestão, organizações e psicologia.


Maria-Gloria-RibeiroMaria da Gloria Ribeiro é a fundadora e Managing Partner da Amrop em Portugal. Fundou a empresa de executive search Sirca Portugal em 1988, que se tornaria membro da Amrop três anos mais tarde. Com mais de 20 anos de experiência na área do executive search, conduziu missões em váios setores e para as mais diversas posições. Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto, possui uma especialização em Desenvolvimento e Organização Empresarial e tem um forte "background” na área da Consultoria Estratégica e Comportamento Organizacional. Maria da Glória está entre os 200 melhores consultores de “executive search” a nível mundial, de acordo com Nancy Garrison-Jenn, autora do livro "The Global 200 Executive Recruiters". 


Opinião do Portal da Liderança

Este livro parte de um estudo conduzido junto de 72 CEO portugueses sobre este tema. Através dele ficamos a conhecer o que será a opinião geral dos gestores portugueses sobre a liderança sustentável, o que é, a sua importância, como a desenvolver, quais os entraves que o país apresenta à sua prática, como a potenciar e o que há a ganhar exercendo-a.

Nenhuma das citações está identificada, mas tal não compromete a perceção das diferenças e dificuldades que se vivem na sua prática na liderança em diferentes setores. 

Os quadros-resumo que surgem regulamente, acompanhados por breves citações, ajudam a sistematizar a informação e a compreender a perceção geral dos gestores portugueses, bem como a identificar pontos fortes a potenciar ou a acautelar.

Todos os capítulos fecham com uma conclusão de leitura rápida.

Trata-se de um livro que o inspirará e motivará para a prática de uma liderança mais sustentável e gratificante.