Margaret Thatcher, ex-Primeira-Ministra do Reino Unido, foi uma das figuras do séc. XX. Apelidada de “Dama de Ferro”, era especialista em deixar frases emblemáticas que a maioria das pessoas conhece. Por exemplo “Se quer que digam algo, peça a um homem. Se quer que façam algo, peça a uma mulher.”
Esta é um exemplo das muitas frases que proferiu sobre ser mulher. Muitas outras há sobretudo acerca do valor do trabalho árduo e da forma mais eficaz de liderar, segundo o seu ponto de vista.
Destacamos algumas de seguida:
“Entrei no governo com um objetivo: transformar o país, de uma sociedade dependente numa sociedade autoconfiante, de uma nação dê-me para uma nação faça-você-mesmo.”
“Um líder é alguém que sabe o que quer alcançar e consegue comunicá-lo."
“O consenso é a negociação da liderança."
“Tenho a capacidade feminina de me agarrar ao trabalho e avançar com ele quando todos os outros vão embora e o abandonam.”
“Não conheço ninguém que tenha chegado ao topo sem trabalho árduo. Essa é a receita. Não o levará sempre ao topo, mas levá-lo-á bem perto.”
“Não me importo com o que os ministros falam, desde que façam o que eu digo.”
“Ser líder é como ser uma dama: se precisa provar que é, então é porque não é.”
“Qualquer mulher que entenda os problemas de cuidar de uma casa está muito perto de entender os de cuidar de um país.”
“O problema com o comunismo é que um dia o dinheiro dos outros acaba.”
“Sou extraordinariamente paciente, desde que finalmente consiga o que quero.”
“Podes ter de travar uma batalha mais de uma vez, para a vencer.”
“Não existe essa coisa de sociedade, o que há e sempre haverá são indivíduos.”
“Todo o poder é confiança.”
Margaret Thatcher nas suas próprias palavras

2 minutos de leitura