Como vemos a IA?

Como vemos a IA?
1 minuto de leitura


A inteligência artificial (IA) é um assunto controverso, e são vários os fatores que afetam a forma como as pessoas veem a IA. E a experiência de vida – desde a perspetiva religiosa ao acesso à internet – desempenha um papel na perceção que temos da IA.

O inquérito “World Risk Poll 2021: A Digital World”, da Lloyd’s Register Foundation (realizado junto de 125.000 participantes em 121 países) tentou aferir se a IA irá “ajudar” ou “prejudicar” mais as pessoas no país de origem nos próximos 20 anos.

Apenas 32% dos respondentes que consideram a religião importante creem que a IA será útil. Enquanto 48% das pessoas não religiosas consideram que a IA irá “ajudar mais”.

Em 16 países, a percentagem de pessoas que afirmam que a IA irá “prejudicar mais” é maior entre quem sofreu discriminação com base na raça/nacionalidade, cor de pele ou sexo, em comparação com quem não foi discriminado; de notar que se incluem aqui três países do norte da Europa onde a perceção geral sobre a IA está entre as mais positivas do mundo: Noruega, Dinamarca e Suécia.

Fontes: Visual Capitalist/“World Risk Poll 2021: A Digital World”, Lloyd’s Register Foundation

12-09-2023


Portal da Liderança