Saúde dos colaboradores vs. saúde da organização

Saúde dos colaboradores vs. saúde da organização
1 minuto de leitura


Melhorar a saúde global dos funcionários pode criar triliões de dólares em valor económico, pelo que faz sentido para as empresas investir na saúde e no bem-estar dos colaboradores. As estimativas do McKinsey Health Institute apontam para que a oportunidade global total de otimizar a saúde e o bem-estar dos funcionários seja de 3,7 mil milhões a 11,7 mil milhões de dólares, o que equivale a aumentar o PIB global entre 4 a 12%. Juntas, as economias de alto e médio rendimento representam 95% desta oportunidade total.

Embora possa não ser viável a curto prazo levar todos os funcionários, no mundo, a um nível de bem-estar ideal, captar apenas 10% da oportunidade total poderia render até 1,17 mil milhões de dólares em valor anual e aumentar o PIB global em mais de 1%.

Além de contribuir para o aumento da produtividade no trabalho, os cálculos da McKinsey indicam que investir na saúde e no bem-estar dos colaboradores proporciona uma oportunidade positiva para atrair e reter talento. Até porque os funcionários que enfrentam desafios de saúde mental e bem-estar têm quatro vezes mais probabilidades de quererem deixar as suas organizações.

Fontes: Fórum Económico Mundial/McKinsey Health Institute

23-04-2024


Portal da Liderança