Qual a grande fonte dos principais modelos de IA?

Qual a grande fonte dos principais modelos de IA?
1 minuto de leitura


Até 2014, o meio académico liderou o lançamento de modelos de machine learning. Tal já não acontece. Em 2023 havia 51 modelos de machine learning produzidos pela indústria, face apenas 15 pela academia. No entanto, 21 modelos notáveis ​​foram criados em 2023 como resultado de colaborações entre a indústria e o meio académico – um novo recorde, segundo o “2024 AI Index Report” da Universidade de Stanford (que cobre tendências como os avanços técnicos em inteligência artificial (IA), as percepções do público sobre a tecnologia e a dinâmica geopolítica que rodeia o seu desenvolvimento).

O que está por detrás da recuperação da indústria? A criação de modelos de IA de ponta exige agora uma quantidade substancial de dados, poder computacional e recursos financeiros que por norma não são acessíveis no meio académico.

Para compreender o cenário geopolítico em evolução no desenvolvimento de IA, a equipa de investigação do “AI Index” analisou os países de origem de modelos notáveis. Os resultados mostram que os EUA lideram em 2023, com 61 modelos notáveis, ultrapassando os 21 da União Europeia e os 15 da China. Desde 2003 os EUA produziram mais modelos do que outras grandes regiões geográficas.

Fontes: Fórum Económico Mundial/“2024 AI Index Report”, Universidade de Stanford

06-06-2024


Portal da Liderança