Ao ritmo atual, poderá levar cinco gerações, ou 134 anos, para alcançar a paridade de género em todo o mundo, de acordo com o “Global Gender Gap Report 2024”, do Fórum Económico Mundial.
As mulheres representam 42% da força de trabalho global e 31,7% dos líderes seniores. E ficam atrás dos homens em quase todos os setores e economias, de acordo com os dados do LinkedIn citados no relatório do Fórum. Embora as mulheres ocupem 50% dos cargos de nível inicial, continuam a não ter acesso ao nível C-suite, com apenas 25% dos cargos de topo.
Sue Duke, head, global public policy and economic graph team no LinkedIn, considera que o impacto das novas tecnologias poderá jogar a favor das mulheres. Os dados do LinkedIn revelam que as mulheres têm uma percentagem 28% superior à dos homens em competências interpessoais essenciais para os empregos do futuro, incluindo liderança estratégica e colaboração. Acrescente-se o número crescente de talentos femininos em inteligência artificial, que “apresenta uma oportunidade para ajudar a colmatar a disparidade de género”.
Fontes: Fórum Económico Mundial / “Global Gender Gap Report 2024”
16-07-2024
Portal da Liderança