Gás natural – reservas por país

Gás natural – reservas por país
1 minuto de leitura


O gás natural é utilizado para gerar eletricidade, aquecer edifícios e movimentar veículos. É também matéria-prima em diversos processos industriais. A Rússia tem as maiores reservas, com 37,4 mil milhões de metros cúbicos, ou cerca de 20% do total global. Em 2.º lugar, o Irão detém 17% das reservas totais; segue-se o Qatar, com 13% (imagem de Gopalakrishnan Ravichandran, que classifica as reservas por país com base em dados bp Statistical Review de setembro de 2023).

A Ásia domina as reservas por região, com seis países entre os 10 primeiros. Entretanto, África, Europa, América do Norte e América do Sul têm, cada um, um representante.

Os EUA, o 5.º país em reservas provadas, são o maior produtor de gás natural, com 23% da quota global. A Rússia surge na 2.ª posição (17,4%); o Irão na 3ª (6,4%).

Os EUA são também o principal exportador de gás, com 82,7 mil milhões de metros cúbicos em 2022 exportados através de gasodutos, e 104,3 mil milhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito. A Rússia foi o 2.º maior exportador de gás natural, seguida pelo Qatar e pela Noruega.

Fontes: Visual Capitalist / Gopalakrishnan Ravichandran / bp Statistical Review

05-09-2024


Portal da Liderança