Ar condicionado contribui para o aumento na procura de energia

Ar condicionado contribui para o aumento na procura de energia
1 minuto de leitura


Os edifícios são responsáveis ​​por 39% das emissões globais de carbono relacionadas com energia: 28% provenientes de emissões operacionais, da energia necessária para os aquecer, arrefecer e alimentar; e os restantes 11% oriundos de materiais e construção, de acordo com o World Green Building Council.

Os atuais elevados níveis de emissões e de utilização de energia são uma grande oportunidade. Segundo o relatório “Transforming Energy Demand” de 2024 do Fórum Económico Mundial, é possível reduzir a intensidade energética dos edifícios em 38%, o que poderá ajudar a diminuir a procura global de energia em 12%.

Manter os edifícios mais frescos através do arrefecimento passivo pode ser uma grande vitória, uma vez que os sistemas de ar condicionado estão a impulsionar o crescimento mais rápido na procura de energia, indica a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês).

A eficiência energética será cada vez mais um foco importante na construção de edifícios, à medida que cresce a procura por um ambiente construído sustentável que limite a utilização de combustíveis fósseis para aquecer e arrefecer os edifícios.

Fontes: “Transforming Energy Demand”, Fórum Económico Mundial / Statista / World Green Building Council / IEA

26-09-2024


Portal da Liderança