A inteligência artificial (IA) já é parte integrante do nosso quotidiano, influenciando tudo, desde a forma como fazemos compras a como comunicamos. Entre os desenvolvimentos mais transformadores neste campo estão os agentes de IA – sistemas autónomos capazes de detetar, aprender e agir nos seus ambientes. E que estão no bom caminho para transformar as indústrias, aumentar a eficiência e enfrentar desafios sociais complexos, como os cuidados de saúde e a educação.
Os principais componentes de um agente de IA incluem entradas do utilizador (por exemplo, comandos ou dados), sensores (como câmaras ou bases de dados), um centro de controlo para a tomada de decisões e executores para efetuar ações, seja em ambientes físicos ou digitais.
Os agentes avançados de IA e os sistemas multiagentes podem integrar diversas ferramentas, desde a recuperação de dados em tempo real ao software de gestão de projetos. Com capacidade para aprender, planear e agir de forma autónoma, vão provavelmente transformar uma série de setores nos próximos anos, podendo capacitar o potencial humano enquanto navegam pelos riscos.
Fonte: Fórum Económico Mundial
19-12-2024
Portal da Liderança