IA generativa: as ferramentas mais populares

IA generativa: as ferramentas mais populares
1 minuto de leitura


O interesse de investigação em torno da inteligência artificial (IA) não só ​​disparou, como o número de patentes de IA também registou um enorme crescimento desde 2020. Com novos intervenientes a entrar no espaço da IA generativa, existem líderes claros em termos de popularidade.

O ChatGPT, da OpenAI, lidera por uma ampla margem o mercado de IA generativa entre as 15 ferramentas mais populares (com base no tráfego online em março de 2024, dados do documento de investigação “Who on Earth Is Using Generative AI?” (“Quem Está a Utilizar a IA Generativa?”), do Banco Mundial). O ChatGPT representa 82,5% do tráfego total entre 40 ferramentas analisadas no estudo; é, aliás, a única ferramenta generativa de IA que ultrapassou o 1 bilião de visitas ao site em março de 2024. Em agosto a OpenAI declarava que o ChatGPT registou mais de 200 milhões de utilizadores semanais ativos.

Chatbots como o ChatGPT, Claude, Perplexity e Gemini são o tipo mais popular de ferramenta de IA generativa, seguidos por ferramentas de criação de imagens como Midjourney.

A Runway, apoiada por investidores como a Google e a Nvidia, é a única empresa de geração de vídeo de IA entre as 15 primeiras na lista.

Fontes: Visual Capitalist / “Who on Earth Is Using Generative AI?”, Banco Mundial

09-01-2025


Portal da Liderança