O rácio da dívida pública em relação ao PIB (produto interno bruto) é um indicador-chave da saúde financeira de um país – fornece informação sobre a capacidade do Governo de gerir a dívida, molda a flexibilidade da política orçamental e desempenha um papel crucial na influência da confiança dos investidores.
Este infográfico – criado pelo Visual Capitalist em parceria com a Hinrich Foundation, baseado nos dados do “World Economic Outlook” do Fundo Monetrário Internacional (FMI) – mostra a dívida pública em percentagem do PIB nas 30 principais economias. A análise provém do STI - Sustainable Trade Index (Índice de Comércio Sustentável) de 2024, produzido pela Hinrich Foundation em colaboração com o IMD World Competitiveness Center.
Para criar a métrica da dívida pública no STI, os rácios da dívida pública em relação ao PIB do FMI foram convertidos numa pontuação de índice numérico. As pontuações foram então calculadas em média para cada economia, criando um intervalo de 0 a 100.
Um rácio relativamente baixo entre a dívida pública e o PIB, como no caso do Brunei, traduz-se numa pontuação elevada (e favorável) da dívida pública no STI. Por outro lado, um rácio da dívida pública relativamente elevado, como o do Japão, traduz-se numa pontuação baixa (logo, desfavorável) da dívida pública no STI.
Fontes: Visual Capitalist / Hinrich Foundation / IMD World Competitiveness Center
04-02-2025
Portal da Liderança