A rivalidade estratégica entre os EUA e a China está no centro de uma cada vez maior fragmentação global, mas há provas crescentes de perturbações mais amplas no panorama geopolítico, aponta o recente “Chief Economists Outlook” do Fórum Económico Mundial (relatório que se realiza três vezes por ano com base num inquérito junto dos principais economistas-chefe de setores e organizações internacionais).
O sistema comercial global enfrenta ameaças significativas. “A grande maioria dos economistas-chefe inquiridos (89%) espera uma guerra comercial de restrições retaliativas entre os EUA e a China”, e 68% esperam uma mais ampla, é observado no relatório. No entanto, quase metade (48%) prevê também um aumento no volume do comércio global em 2025, sublinhando a resiliência do comércio mundial.
O relatório identifica o protecionismo como o principal fator que impulsionará mudanças duradouras nos padrões do comércio global, com outros contributos importantes, incluindo conflitos, sanções e preocupações de segurança nacional. E 82% dos inquiridos prevêem uma maior regionalização do comércio nos próximos três anos, a par de uma mudança gradual e contínua de bens para serviços.
Fontes: Fórum Económico Mundial /"Chief Economists Outlook" de janeiro
11-02-2025
Portal da Liderança