Riscos – o que esperar nos próximos anos?

Riscos – o que esperar nos próximos anos?
2 minutos de leitura


A visão geral dos riscos no “Global Risks Report 2025” do Fórum Económico Mundial é quase a do ano passado, mas com uma ponderação mais negativa. Uma proporção comparável dos inquiridos desta edição (52%) espera alguma instabilidade nos próximos dois anos. Já 31% antecipam uma maior turbulência, e 5% prevêem riscos catastróficos globais no curto prazo, indicando um pessimismo crescente – estas três categorias combinadas representam um aumento de 4 pontos percentuais face a 2024. E quase dois terços (62%) dos respondentes prevêem uma perspetiva turbulenta ou tempestuosa nos próximos 10 anos.

As preocupações ambientais tiveram um grande destaque no relatório do ano passado, representando metade dos 10 principais riscos na próxima década. E, sendo 2024 o ano mais quente da Terra desde que há registos, e muito afetado por condições meteorológicas severas, a perspetiva é semelhante nos cenários a 2 e a 10 anos.

Os fenómenos meteorológicos extremos mantêm-se no 2.º e no 1.º lugar nas perspectivas a 2 e a 10 anos, respetivamente – os mais jovens e os membros da sociedade civil são os mais propensos a categorizá-los como o risco mais crítico atual e no futuro imediato. E são o principal risco da década seguinte para todos os grupos de partes interessadas. A poluição é vista como um risco mais premente a curto prazo; a perda de biodiversidade e o colapso dos ecossistemas são considerados uma maior ameaça a longo prazo.

Fontes: “Global Risks Report 2025”, Fórum Económico Mundial

19-02-2025


Portal da Liderança