Porque devemos dedicar pelo menos 1 hora por dia a… pensar

Porque devemos dedicar pelo menos 1 hora por dia a… pensar
5 minutos de leitura

Há quem considere que liderar é como estar no ginásio, a trabalhar no duro. E corre o risco de ter visão estreita e pressa irrefletida. Não pára o suficiente, não faz pausas. E não pensa. 

Andreas von der Heydt

Neste mundo complexo e altamente dinâmico, muitas pessoas correm de uma reunião para a outra, perseguem tarefa após tarefa, e tentam encontrar formas de encaixar o mais que podem nos seus afazeres. Para elas, gerir e liderar é como estar no ginásio, a transpirar, e a trabalhar no duro para ficar em forma. Mas, na realidade correm o sério risco de ficar prisioneiras de expectativas demasiado altas, de uma visão estreita e da pressa irrefletida. Não param com frequência suficiente, não fazem uma pausa, e não pensam.

Já os grandes líderes alocam regularmente muito tempo para pensarem e refletir. Mark Zuckerberg ou Bill Gates, por exemplo, marcam todos os anos “semanas para pensar” ou “dias para pensar”, e que consistem em andar, meditar, ler e fazer uma alimentação saudável.

Pode sentir-se tentado a argumentar que não tem tempo suficiente para pensar, porque está tão ocupado e é tão importante. Neste caso, permita-me referir Warren Buffett, o investidor mais bem-sucedido do mundo, e que, segundo as próprias estimativas, dedica 80% do seu tempo a ler e a pensar. Se ele consegue ter tempo suficiente para desfrutar do privilégio de pensar, também o pode fazer. Seguem-se algumas abordagens e técnicas comprovadas. 

Fazer do ato de pensar um modo de vida
Compreenda e aceite que é crucial ter tempo suficiente para pensar. Torne este hábito uma parte da sua vida profissional e pessoal e estabeleça-o como um valor central. Ao olhar para trás, no final da vida, vai gostar de poder afirmar que pensou de forma cuidada sobre qualquer tema e aspeto que tenha sido importante para si. 

Manter o hábito de forma diária ou semanal
Haverá sempre tarefas externas e prazos que tem de cumprir. É um facto. Ainda assim, e no sentido de alocar tempo suficiente para refletir, precisa de planear slots de tempo fixo para pensar. Ou o faz todos os dias durante pelo menos uma hora, e/ou em alternativa, tem períodos de reflexão mais longos no início da semana. Tudo depende da sua personalidade e preferências. Mas faça-o, e não permita que lhe roubem o tempo dedicado a pensar. 

Encontrar e acarinhar os pensamentos
No meu caso, o desporto e a leitura são excelentes geradores de ideias. Para si pode ser fazer caminhadas no campo, brincar com os filhos, ou tocar um instrumento. O que quer que seja, aprecie-o com frequência, desenvolva-o e proteja-o. 

Especificar os três objetivos principais de pensamento
Quer seja para a semana ou para cada dia. Geralmente planeamos apenas pontos de ação e objetivos de negócio tangíveis. Faça, todos os domingos, sua prioridade anotar, pelo menos, três objetivos causadores de pensamento para a semana que vai começar. 

Colocar as 6 perguntas de sucesso
Infelizmente muitos de nós esqueceram-se de como fazer perguntas. Outros tornaram-se preguiçosos demais para as colocar. Ou por vezes podemos ter receio de as fazer. Devemos perguntar toneladas de porquê, porque não, e se, e se não, o que mais, como, e quando/quem/para quando, para termos a nossa veia criativa a bombar. 

Alimentar o cérebro
Os pensadores adoram “ingerir” informação, dados, histórias, etc. Quanto mais, melhor. Que livro(s) está a ler de momento? Muitos pensadores leem dois a três livros em simultâneo, e até três a quatro todos os meses (alguns ainda mais): ficção, não-ficção, biografias. O que for. E não tem de ler todos os livros de A a Z. 

Verificar de modo regular as slots de pensamento
Certifique-se de que destina, uma ou duas vezes por semana, 10 a 15 minutos para verificar se as atividades diárias de pensamento e a agenda estão alinhadas com os seus objetivos. Se não, passe mais tempo a refletir. 

Pensamentos finais
Ser bem-sucedido na vida é muito mais que trabalhar arduamente. O trabalho (a carreira, a fortuna) é apenas um aspeto. Há outras áreas cruciais que precisam da atenção adequada e regular para ter uma vida plena com tempo suficiente para refletir: a área social (família, amigos, reconhecimento), a área da saúde (desporto, descontrair, alimentação, bem-estar e fitness), e o ato de pensar como parte da área espiritual (realização, religião, amor, filosofia).

Ter tempo suficiente para pensar está relacionado com a autogestão e assumir plena responsabilidade por si mesmo. Pode e deve, de forma proativa, pensar, criar, organizar e viver a sua vida. Mais ninguém pode e o fará por si.

24-02-2017

Portal da Liderança 

AndreasHeydtAndreas von der Heydt, considerado um dos Top 50 LinkedIN Influencers a seguir em 2015, é o head e diretor de conteúdo Kindle na Amazon na Alemanha, tendo ocupado vários cargos de gestão de topo nesta multinacional e, anteriormente, na L'Oréal. O coach em gestão e especialista em liderança é também autor (o seu mais recente livro é The 7 Qualities of Tomorrow's Top Leaders: Successful Leadership in a New Era) e fundou o Consumer Goods Club.