O LinkedIn disponibilizou recentemente um conjunto de imagens do espaço de trabalho de algumas das pessoais mais bem-sucedidas do mundo.
Algumas, como T. Boone Pickens, que teve a mesma secretária desde os anos 80, ou o Michael Moritz da Sequoia Capital, que mantém uma pequena garrafa de whiskey na sua “para alguma má notícia”, são muito pessoais.
Noutros casos mostram o valor do escritório enquanto ferramenta de gestão e colocam os seus espaços ao serviço de uma cultura específica ou objetivo organizacional.
Um caso destes é o do CEO da IDEO, Tim Brown, que mantém a equipa do seu escritório em movimento, mesmo no seu caso:
Todos os colaboradores da IDEO ocupam uma determinada secretária apenas durante uma semana – ou seja, nunca se sabe quem se senta ao seu lado. Esta constante rotatividade torna mais fácil a troca de ideias entre os colegas e áreas de trabalho. Ninguém sabe quando estará sentado ao lado do CEO.
Aqui a ideia é evitar que as pessoas fiquem isoladas nos seus departamentos e áreas de trabalho e assegurar que os empregados e gestores não perdem a ligação entre eles. Com toda a informação armazenada na cloud e aplicações com base web, deixa de ser importante que se ocupem os mesmos postos de trabalho diariamente.
A IDEO é uma empresa de consultadoria de imagem assente na criatividade, pelo que esta é uma forma de manter as pessoas focadas nisso mesmo ao “usarem a natural fluidez do trabalho criativo”. Os espaços em open office já são muito comuns, principalmente no mundo das startups. Esta é uma forma de trabalho que leva até à próxima tendência. Neste caso, até os CEOs abdicam das suas secretárias para reforçar esta ideia.
Fonte: Business Insider