A Liderança segundo John F. Kennedy

A Liderança segundo John F. Kennedy

Livro

TítuloA Liderança segundo John F. Kennedy: Lições e Legado de um Presidente
Autor: John A. Barnes
Edição: Novembro, 2008
Páginas:280
Editor:Casa das Letras

"Um livro claro e conciso que cobre todas as etapas fundamentais para o verdadeiro sucesso." - Houston Business Journal


Sinopse

Os grandes líderes empresariais têm, hoje em dia, muito em comum com o presidente Kennedy. Enfrentam decisões monumentais em tempos inesperados; as suas ações têm implicações muito além das suas próprias organizações, e são julgados incessantemente e impiedosamente pela opinião pública e pelos meios de comunicação social. Todos os profissionais deveriam estudar os traços caraterísticos de liderança que fez Kennedy um dos mais respeitados, amados e influentes líderes mundiais da história moderna. Este livro analisa as ações determinadas de Kennedy, antes e durante a sua presidência, uma força única e dominadora que iria influenciar os futuros líderes.

John F. Kennedy foi um presidente amado e um inesquecível líder. Quais as caraterísticas que o tornaram tão único?


Sobre o autor
 

John A BarnesJohn A. Barnes é assistente da direção do Leadership and Colleague Communications, na Pfizer Inc, onde colabora desde 1999. É formado em jornalismo pela Universidade de Nova Iorque e detém um mestrado em finanças e economia pelo Walsh College, Troy, Michigan.  Foi jornalista no Washington Times, Boston Herald, Detroit News e no New York Post. Publica artigos como freelancer no Reader's Digest, Wall Street Journal, Washington Monthly, America's Civil War, entre outros. É autor de diversos livros.


Opinião do Portal da Liderança
Trata-se de um livro que prima pela organização e por não se limitar a uma análise da liderança de JFK. Nele John A. Barnes vai bem mais além e enriquece-o com inputs de outros presidentes americanos e líderes históricos que vêm dar ao livro uma maior profundidade e enriquecimento em termos de ensinamentos, seja através de situações de sucesso ou de falhanço. 
 
Bem escrito, acessível e conciso, apresenta por bullets as principais lições a reter, o que vem facilitar a leitura e apreensão da mensagem. 
 
O índice do livro deixa desde logo claro o que é abordado e o tipo de abordagem que podemos esperar, direta e indiscreta e completa.  
 
Outra coisa não seria de esperar de um livro de John A. Barnes, um premiado jornalista (H. L. Mencken Award e o Best Gannett Award) com formação em economia e finanças e experiência de liderança. 
 
Na badana interior do livro, é referido que com este livro irá aprender a planear e tomar decisões; gerir crises; construir uma equipa; ganhar autonomia; e aprender com os erros. Penso que dá uma boa ajuda e uma orientação a considerar.  
 
O índice:
  • Quebrar as regras: A questão do status quo
  • Flexibilidade: Transformar desvantagens em vantagens
  • Carisma: Definir um estilo
  • Discursar: Dominar a arte de transmitir mensagens
  • Construção de uma equipa: Encontrar o nosso «Bobby»
  • Tomar decisões: O líder tem a última palavra
  • Erros de cálculo e de avaliação: Aproveitá-los da melhor forma
  • Gestão de crises: Ser o homem mais frio na sala
  • Falhas e defeitos: Como JFK quase se destruiu a si próprio