Comunicadores de Excelência: As práticas e os bastidores da comunicação - O testemunhos de 21 empresas

Comunicadores de Excelência: As práticas e os bastidores da comunicação - O testemunhos de 21 empresas

Livro

TítuloComunicadores de Excelência - As práticas e os bastidores da comunicação contados na primeira pessoa
Autor: Renato Póvoas
Edição: novembro de 2013
Páginas: 185
Editor: Nexo                      

"Qualquer líder só o é verdadeiramente se for um bom comunicador e se tiver a arte e o engenho para dominar as principais técnicas de comunicação".


Sinopse

Qualquer boa organização hoje, para o ser verdadeiramente, tem de ter obrigatoriamente uma política de comunicação definida. O desenvolvimento nos últimos anos tem sido vertiginoso, um desafio tremendo para as organizações mas principalmente para os profissionais que as servem: os comunicadores de excelência. Com o propósito de dar a conhecer o excelente trabalho que os profissionais da comunicação desenvolvem no terreno, convidámos um conjunto de organizações que muito nos orgulha terem aceitado participar neste livro: CTT, EDP, FNAC, GALP, GENZYME, GRUPO MULTIPESSOAL, IBM, MCDONALD’S, METROPOLITANO DE LISBOA, MONTEPIO, NOVABASE, ROCHE FARMACÊUTICA, SANTANDER TOTTA, SIEMENS, SPORT LISBOA E BENFICA, TAP, UNICER e UNIVERSIDADE DO MINHO. Temos ainda a secção «Portugueses no Mundo», com o testemunho de três profissionais de comunicação que dão cartas em empresas no estrangeiro (ENEL - Itália, Sparkpr - Inglaterra e Bosch - Alemanha). Mais do que oferecer um manual teórico, pretende-se divulgar as boas práticas e projetos reais de sucesso nas diferentes esferas da comunicação (Institucional, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Relação com a Comunicação Social ou Comunicação Digital e Novos Media, por exemplo). Com este livro, pode aprender muito sobre comunicação com quem sabe, mas, principalmente, o que faz o sucesso.

Prefácio de João Adelino Faria (RTP)


Sobre o autor
 

Renato-PovoasRenato Póvoas, depois de passar por algumas consultoras de comunicação, nacionais e internacionais, fundou a consultora de comunicação Guess What, onde é managing partner. É autor do blogue e livro Relações Públicas sem Croquete. Licenciou-se em Comunicação Empresarial (Escola Superior de Comunicação Social) e possui o mestrado executivo de Marketing Management (INDEG/ISCTE).


Entrevista ao Portal da Liderança
 
PL: Qual a importância que hoje toma a comunicação na gestão de uma empresa? 

RP: A comunicação é hoje uma área com cada vez maior importância dentro de uma organização. Vivemos numa era onde tudo e todos estão expostos e podem ser escrutinados, daí a importância da comunicação para estabelecer pontes e criar relações com os stakeholders na base da verdade e transparência. 

Ter um bom produto ou serviço não chega para o sucesso de uma empresa. É fundamental ter uma estratégia e políticas de comunicação bem consolidadas para alavancar tudo o que está a montante. Independentemente da dimensão da organização, a comunicação é uma peça chave. 

PL: Como deve um líder comunicar interna e externamente? 

RP: A minha regra de ouro na comunicação passa, em primeiro lugar, por saber escutar. Para chegar às pessoas (interna ou externamente) e ir ao encontro das suas necessidades e expetativas, é imprescindível criar uma relação de parceria onde exista um diálogo aberto e franco. A maior parte das organizações constrói simplesmente um monólogo, sem ter qualquer preocupação com o destinatário da mensagem. 

Quanto ao conteúdo da comunicação, o fundamental é respeitar a verdade. Jamais, em qualquer momento – em situações de crise existe muito esta tentação – nos devemos desviar da verdade dos factos. Mentir ou ocultar informação pode provocar graves prejuízos à boa imagem e reputação da organização. 

Tanto a qualidade como a quantidade são outros fatores a ter em conta na comunicação. É importante ter consciência, ou alguém que nos aconselhe, da importância de comunicar com relevância. Bombardear os consumidores com informações desinteressantes ou não adequar as mensagens aos interesses do público-alvo, pode ter um efeito nefasto para a organização. 

PL: Do que não deve um líder prescindir na sua comunicação e o que pensa fazer a diferença na atuação do mesmo? 

RP: Liderar é um processo que envolve comunicação. Todos os bons líderes têm de dominar minimamente as principais regras de comunicação e saber estar e falar em ambientes e audiências diversas. 

Um bom líder é aquele que está presente, tanto nos bons como nos maus momentos. Esconder-se atrás de outros ou remeter-se ao silêncio em períodos de crise, só contribui para a fragilização do suposto líder. É nos momentos mais adversos que se vê a dimensão do comunicador. Por isso aconselho vivamente que não hesite em “dar o corpo às balas” e por menos simpática que seja o conteúdo da mensagem, não a deixe de transmitir e antecipe ao máximo esse momento. 

PL: É autor do livro “Comunicadores de Excelência”. Quais as mais-valias que este livro traz para quem gere organizações e/ou pessoas? 

RP: Penso que o “Comunicadores de Excelência” é um livro bastante relevante para quem se interessa por esta disciplina, uma vez que tem mais de duas dezenas de testemunhos de profissionais que abordam diversas áreas da comunicação (interna, institucional, sustentabilidade e responsabilidade social, relação com os media ou comunicação digital, por exemplo). Cada uma das pessoas convidadas referiu casos concretos de projetos levados a cabo por si, dos desafios encontrados e da forma como foram superados. CTT, EDP, FNAC, GALP, IBM, MC DONALD’s, METROPOLITANO DE LISBOA, NOVABASE, ROCHE FARMACÊUTICA, SANTANDER TOTTA, SPORT LISBOA E BENFICA e TAP, foram alguns dos casos abordados. Existe ainda uma secção específica que tem o testemunho de profissionais portugueses que trabalham em grandes organizações no estrangeiro e contam as suas experiências. Por isso, diria que a excelência dos autores e o caráter prático do livro através de casos reais, fazem dele uma mais-valia para os leitores. 

PL: Quais as melhores práticas que destaca de entre as empresas que participaram neste livro? 

RP: É difícil de nomear alguma em específico, uma vez que são abordadas diversas áreas dentro da comunicação. Todas terão o seu mérito. Contudo, destaco algumas caraterísticas inerentes a todas elas: envolvência, transparência, autenticidade, criatividade, inovação e energia, muita energia!

Opinião
É inegável que a comunicação é incontornável nos dias que correm e uma arte extremamente necessária na prática da liderança e que todas as organizações devem acarinhar e potenciar.

Este livro tem a grande mais-valia de reunir um conjunto de práticas reais de um leque diversificado de empresas, que nele partilham o que têm feito ao nível da comunicação nas suas organizações. 

Cada capítulo compõe o testemunho de uma organização, acompanhado de uma conclusão-resumo.

Os capítulos finais de portugueses na comunicação de grandes empresas estrangeiras enriquece o livro com uma experiência um pouco mais globalizante, como é o caso da Bosch.

Um excelente livro para, em pouco tempo, estar a par do que empresas em diferentes ramos de negócio têm vindo a fazer nesta área, o que deve ser tido em conta e os cuidados a ter.