Livro
Autor: Adam Grant
Edição: junho, 2014
Páginas: 352
Editor: Vogais
Um livro marcante sobra a eficácia da generosidade em tudo o que fazemos.” - Seth Godin
Porque chegam alguns ao topo, enquanto outros não passam da mediocridade? Como podemos ser bem-sucedidos na vida pessoal e profissional?
Nas interações profissionais e sociais, podemos atuar como tomadores, compensadores ou doadores. Os TOMADORES esforçam-se para extrair o máximo possível dos outros; os COMPENSADORES empenham-se em promover trocas equilibradas; e os DOADORES são aquele tipo raro de pessoa que ajuda os outros sem esperar nada em troca. A forma como interagimos com os outros irá influenciar decisivamente o nosso êxito pessoal e profissional. A partir dos resultados das suas investigações pioneiras na Wharton School, Adam Grant revela, em Dar e Receber, que, ao contrário do que muitos pensam, as pessoas mais bem-sucedidas não são as mais egoístas e implacáveis nem as que agem com base em trocas mútuas. Os que chegam mais longe são os doadores, que dão o seu melhor aos outros sem reservas nem exigências. Aclamado pela crítica e elogiado por gestores, líderes empresariais e professores universitários um pouco por todo o mundo, Adam Grant mostra o que os doadores bem-sucedidos fazem de diferente em cinco áreas-chave — networking, colaboração, influência, negociação e liderança —, e o que os tomadores e os compensadores podem aprender com os métodos deles.
Livro do ano para o Financial Times, o Wall Street Journal e a Fortune.
Adam Grant, com apenas 31 anos, é o professor titular mais jovem de sempre da prestigiada Wharton School, tendo recebido o prémio de Excellence in Teaching por todas as cadeiras que deu nesta universidade. É consultor de empresas como a Apple, Google, Facebook, Pixar, Merck ou Goldman Sachs. Tem mais de 60 artigos publicados em algumas das revistas científicas de Psicologia e Gestão mais prestigiadas do mundo. Venceu os prémios de excelência académica da American Psychological Association, da Academy of Management e da Society for Industrial and Organizational Psychology. Os seus estudos têm sido destacados em livros bestsellers como Silêncio, de Susan Cain, Drive e Vender é Humano, de Daniel H. Pink, Thrive, de Arianna Huffington, e David e Golias, de Malcolm Gladwell. Toda a sua carreira foi construída sobre a teoria que apresenta em Dar e Receber: as pessoas mais bem-sucedidas e os colaboradores mais produtivos são também os mais generosos e altruístas.
Opinião
O sucesso depende muito de como promovemos as nossas interações com outras pessoas.” - Adam Grant
“Sempre que nos relacionamos com alguém no trabalho, temos uma escolha a fazer: Reivindicamos o máximo de retribuição pelo valor que oferecemos ou contribuímos com o máximo de valor sem nos preocuparmos com a retribuição?”, questiona Adam Grant.
O que o psicólogo organizacional e do trabalho e professor da Wharton School Adam Grant diz é que se ganha mais com a segunda opção: oferecer ou contribuir com o máximo de valor sem se preocupar com a retribuição.
Parece-lhe estranho? Certamente, sempre ouviu dizer que o mundo está para os duros e implacáveis, para os melhores jogadores e que ninguém dá nada sem esperar algo em troca.
Adam Grant vem dizer neste livro exatamente o contrário e é apoiado por nomes como Seth Godin. E note-se que este foi considerado o Livro do ano pelo Financial Times, o Wall Street Journal e a Fortune.
Grant divide em três as formas de atuação perante os outros: Tomadores; Compensadores; e Doadores.
Os tomadores são os que, vulgarmente, poderíamos chamar de oportunistas, os que procuram receber sempre mais do que dar aos outros e veem em tudo uma competição. Segundo a investigação de Grant, estes são os que têm menos probabilidades de alcançar o sucesso.
Já os compensadores procuram dar tanta quanto recebem. Em termos de eficácia vão conseguindo progredir.
Os doadores são para Grant uma raridade que todo o líder deve procurar e reter afincadamente na sua organização, pois são estes os que irão fazer a diferença no negócio dentro e fora de portas
Os doadores são os que preferem dar mais do que receber, os que estão mais focados nos outros e no que lhes podem oferecer. Estes são os colaboradores que, como se diz, “vestem a camisola” pela organização, os que compartilham o seu tempo, energia, conhecimentos, ideias e contatos. Os doadores farão os seus clientes continuarem consigo, criarão um bom ambiente de trabalho, “venderão” a organização sempre que possam e, se acarinhados e potenciados, são os que lhe serão fiéis.
Grant lembra que o dar gratuitamente gera no outro um sentimento de retribuição, pelo que os que dão sem esperar em troca, têm habitualmente uma vasta rede de networking e, quando precisam, têm sempre a quem recorrer e quem os auxilie. O mesmo acontece com a colaboração com os outros.
Segundo este, também o líder deve procurar ser doador. Grant acredita que estes trabalham com muito mais eficácia, para além da sua rede de networking e a colaboração com as suas equipas, stakeholders e clientes. São os que mais influenciam os outros, ao ganharem-lhes a confiança. Também na negociação e liderança se destacam com sucesso.
Claro que um doador pode não conseguir alcançar o sucesso caso não tome certos cuidados. De igual modo, um líder pode ter uma equipa de doadores e não conseguir potenciar as suas caraterísticas e tirar o melhor deles. Não se preocupe e leia o que Grant lhe aconselha neste livro a acautelar e a potenciar, explicando como o fazer.
Não perca a lista das 10 ações de impacto com que fecha o livro.
Como diz Grant, “os doadores dominam o topo da escala do sucesso”.
Fátima Rodrigues