O que tem de bom uma lista de livros de liderança é permitir identificar alguns elementos em que deseja trabalhar ou aperfeiçoar, para poder pegar no maior número de dicas sobre como ser melhor líder e em seguida trabalhar nelas. Assim, e com o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor em mente (23 de abril), apresentamos dez lançamentos recentes, em inglês – para melhorar, evoluir ou transformar-se enquanto líder. Mãos à(s) obra(s)!
“Above the Line: Lessons in Leadership and Life from a Championship Season”, por Urban Meyer e Wayne Coffey
Já um best seller, este livro inspirado no desporto combina o gosto pelo futebol americano com lições de liderança. O treinador Urban Meyer e Wayne Coffey, jornalista de desporto no New York Times, juntaram-se para escrever sobre práticas de liderança no campo de football que se traduzem para os negócios e para a forma de estar na vida.
“Becoming the Best: Build a World-Class Organization Through Values-Based Leadership”, por Harry M. Kraemer
Se pretende desenvolver o seu estilo de liderança em torno dos seus valores core, continue a ler. Esta obra vem no seguimento do best seller do autor, “From Values to Action” e delineia um caminho para se tornar o melhor de si enquanto líder, desenvolvendo uma equipa que entende e aprecia o que está a fazer e porquê. E ajuda a estabelecer o percurso em direção à visão da sua organização, enquanto mostra como fazer a diferença no mundo.
“Bridging the Soft Skills Gap: How to Teach the Missing Basics to Today’s Young Talent”, por Bruce Tulgan
Os Millennials estão a ultrapassar em número os profissionais da Geração X no local de trabalho. Os estudos têm mostrado que os Millennials olham para as gerações anteriores como mentores, mas o sentimento não é mútuo. As queixas-tipo em relação aos Millennials incluem: “não sabem como se comportar profissionalmente”, “sabem enviar mensagens, mas não conseguem elaborar um documento”, “não sabem o que dizer ou como estar em reuniões”. O autor diz que as pessoas são contratadas pelas hard skills, mas muitas vezes demitidas por causa das soft skills. Se lida com uma força de trabalho milenar, esta é uma leitura obrigatória.
“Extreme Ownership: How U.S. Navy SEALs Lead and Win”, por Jocko Willink e Leif Babin
Se procura uma forma de impulsionar as suas competências de líder, nada melhor que ter umas dicas de liderança dos autores, Seals da Marinha americana. “Sem uma equipa não pode haver liderança”, dizem. Esta obra pega em lições de treinos e de operações dos SEAL e aplica-as na liderança empresarial. A ideia central é liderar enquanto equipa. Os Seals têm uma maneira muito própria de aprender com o fracasso, partilhada pelos autores. Se é fã do universo militar, vai gostar de ler.
“Grit to Great: How Perseverance, Passion, and Pluck Take You from Ordinary to Extraordinary”, por Linda Kaplan Thaler e Robin Koval
Pensa que líderes como Steve Jobs, Colin Powell ou Jack Ma (fundador da gigante chinesa de e-commerce Alibaba) eram seres extraordinários enquanto cresciam? – Eram do mais normal que pode haver. Não se trata de ser extraordinário ou de ter uma alta autoestima. Tem a ver com a sigla GRIT – generosidade, respeito, integridade, verdade (truth); trata-se de uma mistura especial que inclui coragem, resiliência, iniciativa e tenacidade. Com este livro, as autoras mostram como incorporar GRIT no seu negócio e na sua vida.
“Leading Across New Borders: How to Succeed as the Center Shifts”, por Ernest Gundling e Christi Caldwell
Liderar uma organização global já não está reservado apenas aos grandes players. Um único empreendedor pode liderar uma equipa virtual que inclui pessoas de todo o mundo. Nesta obra os autores desafiam as velhas suposições sobre o que significa gerir e fazer crescer um negócio global.
“Leading with GRIT: Inspiring Action and Accountability with Generosity, Respect, Integrity, and Truth”, por Laurie Sudbrink
Outra vez a sigla GRIT (generosidade, respeito, integridade, verdade). Está insatisfeito com o seu negócio e/ou a sua vida? A autora começa com uma observação sobre si própria – que escolhe ter dias maus. É que, se pode optar por ter um dia miserável, certamente pode escolher ter um dia em grande. Há um processo para tal e Laurie Sudbrink percorre-o através da GRIT. Há um assessment e muitas oportunidades para praticar. O propósito é criar uma vida poderosa para si enquanto líder e um exemplo para a sua equipa.
“Rising Strong”, por Brené Brown
Cresceu para além do negócio, mas não tanto no que diz respeito ao negócio que quer construir? Esta é uma altura crucial para as empresas, e vulnerável. Este livro tem como objetivo apoiar na passagem por essa transição. A cientista social Brené Brown estudou a vulnerabilidade durante anos e descobriu que ser vulnerável (a vontade de ser visto sem qualquer garantia do resultado) é o único caminho para uma maior pertença, criatividade e alegria. Mas como levantar-se de novo após o fracasso colossal e deceção que resultam de ser vulnerável? É o que explica a autora.
“Stronger: Develop the Resilience You Need to Succeed”, por George S. Everly Jr., Douglas A. Strouse, Dennis K. McCormack
Um Seal da Marinha dos EUA, um especialista em gestão de stress e um empreendedor juntaram-se para explorar a dinâmica de liderança que permite que algumas pessoas ultrapassem as adversidades e tenham excelentes resultados sob pressão, enquanto outras se atrapalham. Após terem entrevistado mais de mil pessoas altamente resilientes com profissões extremamente stressantes, os três autores identificaram os traços que definem os mais resilientes e como é possível desenvolver esses mesmos atributos em qualquer idade. Tem autoavaliações, histórias envolventes e prescrições que ensinam a construir a resiliência e a liderar com êxito em qualquer situação.
“Stupid On Purpose: The Art of Ignoring Good Advice, Doing Whatever The Heck You Want, and Actually Enjoying Your Life”, por Mark Messick
Acabando numa nota mais divertida, esta obra é sobre fazer o que dá na “real gana” e pode servir como “aperitivo” entre as leituras mais sisudas. Mark Messick tem uma abordagem bem-humorada à liderança e a viver a vida que deseja. Pode muito bem rever-se nas histórias que o autor conta e, antes que perceba, vai estar à procura de oportunidades para fazer o que bem lhe apetece em todos os aspetos do seu dia – quem sabe, pode até tentar concretizar um sonho antigo.
22-04-2016
Portal da Liderança