A mudança pode ser uma nova zona de conforto

A mudança pode ser uma nova zona de conforto
3 minutos de leitura


As organizações, tal como as pessoas, passam por distintos estágios de maturidade. Desde a necessidade de controlo até à fase mais madura de crescimento, todas as pessoas, todas as equipas e todas as organizações passam por processos de mudança mais ou menos dolorosos, mas essenciais à transformação e ao amadurecimento.

Vera Alemão de Oliveira

Um dos maiores e mais frequentes constrangimentos num processo de mudança organizacional é o medo da mudança, que pode ser paralisante. Está frequentemente associado a falta de confiança, bloqueando a motivação para assumir riscos, para desafiar o status quo e a zona de conforto que lhe está associada.

O status quo, por menos favorável que possa parecer e por mais críticas que possa merecer, já é conhecido e oferece uma falsa sensação de controlo, à semelhança dos hábitos e rotinas. Passar do conhecido para o desconhecido exige um salto de fé e resultados não controlados. É mais fácil e seguro permanecer na zona de conforto e legitimar essa inércia com pretextos que resultam do medo de fracassar. Esse medo é tanto maior quanto menor for a capacidade organizacional de assumir e enfrentar riscos. Sair da zona de conforto, qualquer que seja, implica entrar na zona de medo.

Uma vez ultrapassado o medo inicial, a organização está mais predisposta a enfrentar a mudança e a lidar com novos desafios e problemas, mas também com novas soluções, processos mais eficazes e que requerem novas competências. Nesta fase, a organização começa a desenvolver, frequentemente sem se dar conta, uma nova zona de conforto: a zona de aprendizagem.

É esta zona de aprendizagem que servirá de ponto de partida para explorar outras opções, definir objetivos mais ambiciosos e audazes, e vivenciar verdadeiramente a sua missão, entrando na zona de crescimento. É nesta fase que pessoas e organizações crescem, amadurecem, prosperam e alcançam o sucesso.

Não é possível atingir a zona de crescimento sem sair da zona de conforto e enfrentar o desconhecido.

11-10-2023

Portal da Liderança


VeraAlemoOliveira fotoVera Alemão de Oliveira, consultora e business coach, é talent manager na LBC, onde desenvolve projetos de Recursos Humanos, gestão da mudança, desenvolvimento de competências e coaching para gestores e executivos. Ao longo do seu percurso profissional dirigiu o departamento de Recursos Humanos de uma empresa com mais de 500 pessoas, foi responsável de comunicação numa multinacional de origem holandesa, e foi membro da comissão executiva de um centro de formação. É também instrutora de yoga, o que lhe permite abordar os temas ligados ao desenvolvimento de pessoas de uma forma holística e integrada, incluindo técnicas de concentração e mentalização para redução de stress e melhoria da qualidade de vida.