Equilibrar propósito com crescimento sustentável? 4 CEO explicam como

Equilibrar propósito com crescimento sustentável? 4 CEO explicam como
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As empresas que têm como propósito criar uma sociedade e indústrias melhores conseguem obter lucro? Quatro CEO da comunidade New Champions, do Fórum Económico Mundial, afirmam que sim. E explicam como.

Os frequentes desafios económicos e a crise geopolítica tornam cada vez mais difícil as empresas sobreviverem, quanto mais prosperarem. No entanto, as pessoas estão cada vez mais conscientes e atentas aos líderes que defendem agendas orientadas por um propósito, no sentido de criar uma sociedade e indústrias melhores. Como podem as empresas construir modelos de negócio socialmente conscientes enquanto garantem um resultado sustentável?

A comunidade New Champions do Fórum Económico Mundial é um grupo de empresas de média dimensão que defendem novos modelos, lideram tecnologias emergentes e visam alcançar crescimento sustentável. Seguem-se os testemunhos de quatro CEO desta comunidade que acreditam na causa de obter lucro com um propósito.

Sam Darwish, diretor executivo e fundador da IHS Holding Limited
O que acontece quando um fornecedor de infraestruturas de telecomunicações resolve criar oportunidades infinitas de aprendizagem ao aproveitar a conetividade online? A IHS Towers, uma das maiores fornecedoras do mundo de infraestruturas de comunicações móveis em número de torres, fechou em 2022 uma parceria de três anos com a Giga (uma colaboração entre a UNICEF e a ITU - International Telecommunication Union), que consiste na contribuição de 4,5 milhões de dólares para fortalecer o trabalho da Giga em mapear e ligar escolas à internet.

Um benefício crucial da parceria entre a Giga e a IHS Towers é a capacidade de usar os dados desta última para mapear torres e identificar lacunas na infraestrutura de conetividade com base na localização de uma escola. Informação esta que pode ser utilizada para optar pelas melhores soluções de ligação para as escolas, por forma a que possam ter uma ligação à internet sustentável.

Esta iniciativa tem tudo a ver com intenção. O que obtém a IHS Towers com a parceria? Em termos holísticos, o compromisso da IHS Towers com a educação é impulsionado pelos três cofundadores, que atribuem o seu sucesso às primeiras oportunidades que a educação lhes proporcionou, a que se soma a intenção de potenciarem oportunidades de aprendizagem.

Betta Maggio, fundadora da U-Earth
Segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde, 99% da população mundial está exposta a ar de má qualidade. Situação agravada pela globalização e pela corrida à modernização.

Betta Maggio é pioneira na U-Earth, uma empresa de biotecnologia com a ambição de fazer do ar puro um direito humano. Como? A solução Pure Air Zone foi lançada em 2019, após 15 anos de I&D e validações, com o objetivo de ajudar as empresas a limpar o ar via biotecnologia baseada na natureza que captura e neutraliza com segurança os contaminantes do ar. As empresas com Pure Air Zone implementada podem medir a qualidade do ar em tempo real e comunicr os resultados a clientes e partes interessadas. Cada “zona de ar puro” criada contribui – de forma mensurável via a internet of things (IoT) e dados na cloud – para a descontaminação do planeta.

Stanislas Bocquet, Fundador e CEO da PALO IT
E quando uma organização se compromete em usar “a tecnologia como uma força para o bem”? A PALO IT é uma empresa global de inovação que se comprometeu a acelerar a transição do seu negócio para um modelo sustentável e regenerativo.

Os OKR (objetivos e resultados-chave) estão definidos. “A nossa meta é ter 50% do negócio até 2025 em projetos de impacto positivo”, diz Stanislas Bouquet, fundador e CEO da PALO IT.

Para atingir o objetivo, foi desenvolvida uma plataforma sustentável única orientada por dados que combina num só lugar a contabilização de carbono, informações financeiras e dados relacionados com os ODS - Objetivos Desenvolvimento Sustentável. Ou seja, a plataforma fornece dados para direcionar investimento e orientar empresas com visão de futuro em direção à sustentabilidade. Tal permite que os investidores percebam o que está em jogo e leva as equipas a entender o impacto da sua organização.

Zhang Xiangdong, presidente e CEO da Organic and Beyond Corporation
O sistema agroalimentar é uma fonte significativa dos gases com efeito estufa. Assim, os métodos de produção que fornecem alimentos orgânicos e, em última análise, reduzem as emissões de CO2, são críticos.

A atividade da Organic and Beyond Corporation (OABC) centra-se sobretudo em produtos alimentícios orgânicos. Os métodos de produção não só reduzem a quantidade de pesticidas e de fertilizantes químicos, como fornecem dados para medir e mitigar as emissões ao longo da cadeia de fornecimento. Em setembro de 2021 a OABC alcançou a meta de zero emissões em todos os seus alimentos.

Mas uma coisa é produzir alimentos orgânicos, outra é conquistar clientes que se preocupam com a questão. Para tal, a OABC melhora a consciencialização do público ao organizar mesas redondas e com a partilha de conhecimento, mas também ao comunicar os dados de emissão de carbono nas embalagens dos alimentos.

27-09-2023


Portal da Liderança

Nota: Artigo adaptado de um texto produzido para a Global Agenda/Fórum Económico Mundial por Julia Devos, head na New Champions Community, Fórum Económico Mundial; e Srivani Kanthi Chatti, growth strategy & business development lead, Fórum Económico Mundial.