Alterações climáticas são já a preocupação n.º 1 no globo

Alterações climáticas são já a preocupação n.º 1 no globo
1 minuto de leitura


Emergência climática – os riscos climáticos são, pela primeira vez nos nove anos do Future Risks Report da AXA, o risco n.º 1 em todas as geografias. Em 2.º lugar surgem os riscos geopolíticos, ultrapassando os cibernéticos e pandémicos. A sensação de vulnerabilidade a certos riscos aumenta, e a confiança diminui.

A AXA auscultou quase 4.500 peritos de risco em 58 países; e, em parceria com a Ipsos, inquiriu perto de 20.000 pessoas numa amostra representativa de 15 países. A todos foi pedido para selecionarem os riscos de uma lista de 25. Tal permitiu comparar as perceções de peritos e do público, bem como regiões.

Em que diferem os peritos e o público? Embora o risco de pandemias e doenças infeciosas tenha caído para 5.º na lista dos peritos, os membros do público colocam-no apenas atrás das alterações climáticas, o que reflete a forma como o Covid-19 continua a afetar o quotidiano de muitos.

Os especialistas preocupam-se mais que o público com os riscos económicos, ao colocarem a instabilidade financeira, os riscos macroeconómicos e riscos de política monetária e fiscal nos dez primeiros lugares. Para o público, a instabilidade financeira surge só na 10.ª posição.

Fonte: AXA Future Risks Report 2022

24-11-2022


Portal da Liderança