Portugal ocupa, em termos geográficos, uma posição de excelência para a contratação de nearshoring em tecnologias de informação (TI). A que se soma a excelência do talento português. Esta combinação única coloca o país no centro do mapa da Europa.
Andrea Correia de Jesus
Neste tempo de disrupção contínua e de acelerar de inovações, são cada vez mais as empresas que procuram parceiros em países com proximidade geográfica para obterem ganhos de eficiências e rapidez na extensão de negócio. É aqui que entra Portugal no mapa da Europa enquanto localização atrativa para nearshoring em tecnologias de informação. Para além das praias, dos pontos turísticos e da agradável qualidade de vida que já atraem visitantes de todo o mundo, Portugal (e Lisboa em especial) tem vindo a estabelecer-se como localização de eleição para hubs de start-ups e inovação, e no âmbito das tecnologias de inovação e de informação.
Sendo o IT nearshoring (ou nearshoring de TI) um modelo de terceirização em que uma organização contrata serviços de tecnologias de informação a um provedor situado num país próximo ou geograficamente próximo, faz todo o sentido, para companhias a operar na Europa, olharem para empresas em Portugal como potenciais parceiros nesta área.
Contratar serviços de TI num país próximo permite atingir eficiências de custos consideráveis, e ao mesmo tempo superar algumas das barreiras comuns associadas à terceirização offshore em países distantes (como diferenças culturais, fusos horários díspares, ou dificuldades de comunicação e colaboração na gestão de projetos).
O nearshoring de TI em Portugal aporta várias vantagens para empresas presentes na Europa, como:
- Proximidade geográfica e cultural. Portugal situa-se na Europa Ocidental, o que permite uma fácil comunicação e colaboração com outros países europeus. Além de que a proximidade cultural e o fuso horário semelhante facilitam a interação e o alinhamento de negócios.
- Qualidade da mão de obra. Portugal é reconhecido por ter uma força de trabalho qualificada e altamente instruída em áreas relacionadas com TI. As universidades portuguesas têm programas académicos de qualidade em ciências da computação, engenharia e áreas afins, fornecendo uma base sólida para os futuros profissionais de TI.
- Proficiência em línguas. Por norma os profissionais de TI em Portugal estão familiarizados com a língua inglesa, o que facilita a comunicação com clientes e parceiros internacionais. E são muitos os que têm formação noutros idiomas, como espanhol, francês ou alemão.
- Custos competitivos. Embora Portugal não seja considerado um destino de baixo custo por comparação com alguns países do leste europeu ou da Ásia, ainda assim proporciona um rácio custo-benefício apelativo para empresas que pretendem contratar serviços de TI de qualidade. Os custos operacionais e salariais em Portugal são geralmente mais baixos que em muitos países do centro e do norte da Europa.
- Ambiente empresarial favorável. Portugal tem investido no desenvolvimento de um ambiente empresarial favorável para atrair empresas de tecnologia. O Governo português tem implementado políticas que promovem a inovação, o empreendedorismo e o investimento em TI, com incentivos fiscais e programas de apoio para empresas de tecnologia.
- Infraestrutura tecnológica. Portugal tem uma infraestrutura tecnológica sólida, com internet de alta velocidade e uma ampla cobertura de rede – essencial para garantir a ligação e o desempenho adequados em operações de TI.
No caso da indústria, recorrer ao nearshoring de TI tem vantagens significativas, dado que as empresas muito focadas em eficiências e inovação conseguem assim aceder a um conjunto mais amplo de profissionais de TI qualificados, contrariando a escassez de talento nestas áreas, enquanto mantêm as suas estruturas empresariais flexíveis e ágeis. Esta solução permite-lhes darem uma resposta mais rápida às mudanças nos seus requisitos de negócio e operações de TI, e até garantir que os seus projetos de TI estão em conformidade com as leis e regulamentos relevantes no espaço europeu.
De realçar também como fator crítico de sucesso o nearshoring de TI em Portugal poder contribuir para atenuar barreiras culturais. O talento português apresenta não só excelentes competências em línguas estrangeiras como também uma grande aptidão para comunicar e colaborar com equipas de culturas diferentes. Com esta facilidade que advém da proximidade cultural, e ética de trabalho do talento português, as equipas podem funcionar de forma mais harmoniosa e eficiente, e contribuir para reduzir erros de comunicação, melhorar a qualidade do trabalho e minimizar riscos com uma supervisão mais fácil, além da possibilidade de realizar visitas regulares às instalações do parceiro.
Neste sentido, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) tem vindo a fomentar parcerias entre empresas da indústria germânica e empresas portuguesas, de que é exemplo o programa “Meet Portugal’s Best 2023”. Iniciativas deste género são uma ótima oportunidade para apoiar potenciais interessados na sua pesquisa, que queiram beneficiar ao máximo desta combinação única de fatores na altura de escolher um parceiro para avançar com o nearshoring de TI em Portugal.
17-05-2023
Portal da Liderança
Andrea Correia de Jesus, formada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, é apaixonada pelo desenvolvimento de pessoas. Com experiência estratégica e operacional junto de equipas e stakeholders a todos os níveis, é especialista em desenvolvimento de liderança na empresa internacional de consultoria de gestão LBC. Regressou ao país de origem, Portugal, após uma carreira internacional especializada em gestão de talento – em que trabalhou na Daimler e na Mercedes em países como os EUA, Reino Unido, França, Singapura e, mais recentemente, na Alemanha. O seu foco é colaborar com líderes no sentido de melhorarem o impacto dos negócios na globalização, assim como na atração e no desenvolvimento de talento.