Beatriz Oliveira: Há uma diferença clara entre gerações

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Beatriz Oliveira: Há uma diferença clara entre gerações
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O que precisam de saber os líderes empresariais sobre os jovens que estão a entrar ou entraram recentemente no mercado de trabalho? – Reconhecer que “há uma diferença clara entre gerações. Não esperar que os novos membros da equipa sigam os mesmos valores que as pessoas que entraram há mais tempo e têm permanências maiores”, afirma Beatriz Oliveira, digital strategy manager na empresa de consultoria digital OMMAX, sedeada em Munique, na Alemanha. A responsável de 27 anos refere, em entrevista ao Portal da Liderança, que “para as gerações mais jovens o trabalho tem de ter um propósito, não só na indústria onde escolhem trabalhar, mas também seguindo valores como sustentabilidade, diversidade e inclusão. Os jovens valorizam coisas que não são monetárias, ou seja, investem muito no seu desenvolvimento”. Além de que “valorizam a flexibilidade: poder trabalhar a partir de casa, ter férias, tirar períodos de sabática… escolherem como usar o seu tempo e onde trabalhar”.

Em relação a de que forma podem os jovens contribuir para melhores lideranças, Beatriz Oliveira considera que devem ser “proativos e questionarem o status quo. Ou seja, sempre que encontram problemas, sugerirem alternativas concretas e recomendações que sejam acionáveis” para os resolver. Outro aspeto: “criar diálogo e fomentar feedback em duas direções. Isto significa que têm de ouvir feedback também, e não só dar feedback”, o que “é muito bom para o desenvolvimento, não só de hard skills mas também de soft skills: ouvir críticas construtivas”. E “dar feedback para cima, para os líderes, para se encontrarem soluções que funcionem para todos”.

Para a digital strategy manager, as competências mais importantes para um jovem líder do séc. XXI passam por ter: curiosidade, ou seja, deve “procurar constante desenvolvimento, aprender coisas novas e não tomar por garantido aquilo que já sabe”; flexibilidade, que “vai permitir aos líderes gerir os imprevistos da melhor maneira”; capacidade de colaboração, ao “ouvir o resto da equipa, ouvir os clientes, os parceiros de negócio e incorporar todos estes aspetos no dia a dia e no trabalho que estamos a fazer”.

No que diz respeito ao hábito diário mais eficaz que qualquer líder deve desenvolver, veja a resposta, a esta e a outras questões:

Quais os desafios mais importantes do setor no qual opera? Qual a próxima grande tendência neste setor?



Quais as competências mais importantes para um líder do séc. XXI?



O que precisam de saber os líderes empresariais sobre os jovens que estão a entrar/entraram recentemente no mercado de trabalho?



Como podem os jovens contribuir para melhores lideranças?



Qual considera ser o hábito diário mais eficaz que qualquer líder deve desenvolver?



Qual foi o maior desafio que enfrentou em termos profissionais? Como o superou?


Tem um líder-referência? Quem e porquê?


01-03-2023


Armanda Alexandre/Portal da Liderança


Beatriz Oliveira é digital manager de projetos de due diligence para investidores e desenvolvimento de estratégias digitais para clientes internacionais na empresa de consultoria digital OMMAX, na cidade alemã Munique, onde vive.
Anteriormente trabalhou como consultora na empresa internacional de marketing Avantgarde, em Munique, bem como em Xangai, na China.
Licenciada em Gestão pela Nova School of Business and Economics, em Lisboa, fez o mestrado em Finance & Investments pela Rotterdam School of Management, em Roterdão, Países Baixos.